Numa palavra, num verdadeiro Diálogo Socrático cultivamos a nossa humanidade. – Deve começar com uma pergunta geral, clara e bem formulada (sugerida pelo grupo ou pelo moderador). – Devem ser pedidos aos participantes relatos breves de experiências pessoais relevantes para a pergunta. – O grupo escolhe um exemplo.
Num Diálogo Filosófico o professor deve tentar aproximar o mais possível o seu papel do de um “professor socrático” que faz perguntas não porque sabe as respostas às suas perguntas e quer avaliar o conhecimento dos seus alunos, mas porque genuinamente não sabe essas respostas e pede aos seus alunos que o ajudem nessa ...
A maiêutica socrática consistia num método de sucessivas perguntas pela essência das coisas. Sócrates lançava uma pergunta, o interlocutor respondia-a, Sócrates perguntava novamente sobre um conceito em cima da resposta anterior, e assim por diante.
Quais os procedimentos mais típicos da maiêutica socrática? Devir e plano de imanência. Ironia e dialética. Espanto e rigor.
A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar. ... Esse exercício era o que ficou conhecido como maiêutica, que significa a arte de parturejar.
A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a.C. Através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz ideias complicadas. ... O nome "maiêutica" teve como inspiração a própria família de Sócrates.
A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a.C. Através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. ... Ele acreditava não ser possível filosofar enquanto as pessoas não alcançassem o autoconhecimento, percebendo assim claramente seus limites e imperfeições.
Que é basicamente dar ao indivíduo, através de certos meios, condições de dar a luz a novas ideias e concepções. Era utilizado pro Sócrates para que ele pudesse fazer o ouvinte a conceber por si só a verdade absoluta ou pelo menos, chegasse perto.
Resposta. Dialética é um método socrático que consiste em buscar a verdade através do diálogo, incluindo os processos da ironia e da maiêutica. portanto, a maiêutica é como um processo para se atingir a dialética.
A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a.C. Através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. ... Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complicadas.
A ironia socrática consiste em perguntar, fingindo desconhecer o assunto (= dúvida fictícia e metódica), com vistas a refutar a tese contrária e preparar a tese verdadeira. A maiêutica de Sócrates conduz o interlocutor a descobrir paulatinamente o conhecimento sobre o objeto de discussão.
A dialética tem sua origem na Grécia antiga e significa o "caminho entre as ideias". Consiste em um método de busca pelo conhecimento baseado na arte do diálogo.
A dialética e o princípio de não-contradição das afirmações Por exemplo: se alguém diz que uma casa é amarela e não é amarela ao mesmo tempo, a única conclusão possível é que esse objeto não existe. Dito de outro modo, seria considerada uma falha do raciocínio a afirmação e a negação de um mesmo elemento.
Dialética é a união entre forma e conteúdo para a compreensão da realidade, evidenciando uma lógica unida a uma ontologia.
Etimologia da palavra dialética Dialética advém do grego dialetiké. Ao desmembrarmos a palavra, descobrimos que o termo dia representa interação, troca.
A dialética é um conceito filosófico que é utilizado por vários pensadores. O método dialético proposto por Hegel inclui a noção de movimento, processo ou progresso para chegar ao resultado do conflito de opostos. ... Estas ideias seriam aproveitadas por filósofos posteriores como Karl Marx e Friedrich Engels.
Porém, o filósofo ficou mais conhecido por sua teoria de análise e crítica social, que reconhecia uma divisão de classes sociais e a exploração de uma classe privilegiada e detentora dos meios de produção sobre uma classe dominada.
O método materialista histórico-dialético caracteriza-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade, isto é, trata-se de descobrir (pelo movimento do pensamento) as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens durante a história da humanidade.
O materialismo dialético é um conceito desenvolvido pelos sociólogos e filósofos Karl Marx e Friedrich Engels. A partir dele, é possível desenvolver análises acerca das relações estabelecidas entre grupos de indivíduos e suas conexões com os processos de mudanças sociais.
O materialismo histórico é uma teoria marxista que defende a ideia de que a evolução e a organização da sociedade, ao longo da história, ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção e com suas relações sociais de produtividade.
Aqui reside a importância crucial de Karl Marx para os historiadores, porque ele construiu sua concepção e análise da história sobre essa base. E isso significa, basicamente, uma concepção materialista da história”. Há, mesmo entre os marxistas, quem considere Hobsbawm um “ortodoxo”.
A corrente de Historiadores e pensadores em geral que segue o modelo de interpretação de Marx encara a vida social a partir da luta de classes e considera as mudanças em função das alterações no sistema produtivo das sociedades. ... Muitos são os conceitos elaborados por Marx que estão presentes na Historiografia Marxista.
Marx entende a história pela perspectiva da produção material de bens. A análise empreendida por Marx se volta para a produção material dos bens e dos elementos que lhes envolvem ou correspondem.