O conceito de administração pode ser definido como sendo o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos definidos para uma organização.
De acordo com Chiavenato (1997, p. 12): “a palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza um a função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro”.
O que é organização empresarial? De forma básica e sucinta, organização empresarial é um composto de funções e cargos hierárquicos aos quais todos os membros da empresa estão sujeitos. Ela deve ser pautada pela lógica e pela racionalidade, garantindo que os processos de gestão ocorram com clareza e transparência.
Para Chiavenato, objetivos organizacionais são o fim desejado que a organização pretende atingir e que orientam o seu comportamento em relação ao futuro e ao ambiente interno e externo. Neste sentido os objetivos organizacionais são a razão de ser das organizações, que necessitam de um fim objetivo.
O objetivo ideal de todas as organizações é o alcance das metas. Isso ocorre porque as metas representam as etapas importantes para o alcance dos objetivos globais de uma organização. Na prática, existem metas em todos os setores de uma organização, como as partes administrativa, comercial, marketing e vendas.
Manter a organização no ambiente de trabalho é extremamente importante para qualquer profissional que queira ter mais produtividade e qualidade, pois garante às pessoas melhores condições de vida e facilidade no dia a dia, além do conforto. ... Por isso, a organização no trabalho é essencial.
O desenvolvimento organizacional é uma estratégia que visa, a partir da análise desses fatores internos e externos, aperfeiçoar crenças, valores e as estruturas organizacionais, para que a empresa consiga acompanhar as mudanças e tendências do mercado para garantir seu funcionamento.
Explicação: Refletir uma orientação de marketing; ser construída em torno das atividades, e não das pessoas; a responsabilidade e a autoridade devem estar adequadamente relacionadas; grau de controle do executivo deve ser razoável; ser estável, porém flexível; as atividades devem ser balanceadas e coordenadas.
O desenvolvimento organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. ... Essa teoria representa a fusão de duas tendências no estudo das organizações: o estudo da estrutura de um lado, e o estudo do comportamento humano nas organizações de outro, integrados através de um tratamento sistêmico.
Se as principais funções do desenvolvimento organizacional são priorizar as relações interpessoais, a confiança entre contratante e contratados e a resolução de conflitos e promover a descentralização do controle organizacional, sua implementação demanda um processo a ser seguido.
Analisa as necessidades de treinamento técnico e comportamental, elabora conteúdos e metodologias de aprendizagem, desenvolve processos de avaliação de desempenho e clima corporativo e revisa as políticas de desenvolvimento organizacional.
Como implementar o Desenvolvimento Organizacional
O desenvolvimento organizacional diz respeito a uma estratégia que visa, por meio da compreensão dos ambientes internos e externos, a mudar certos comportamentos, padrões, crenças, valores e atitudes dos profissionais, a fim de evidenciar o que a empresa considera adequado nesses ambientes.
A fusão do estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano nas organizações, integrados por meio da abordagem sistêmica; ... Os modelos de DO se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.
02. Qual a Relação entre Treinamento e desenvolvimento Organizacional? ... O treinamento é focalizado no cargo atual buscando melhorar habilidades e competências do presente. O desenvolvimento de pessoas focaliza nos cargos a serem ocupados futuramente, e as novas habilidades e competências que serão requeridas.
A principal função do desenvolvimento organizacional é converter as organizações que adotam sistemas mecanizados em sistemas orgânicos que enfatizam a união dos funcionários que se relacionam, a confiança entre patrão e funcionário, responsabilidade compartilhada, participação de todos os grupos que compõem a ...
A algum tempo atrás, o treinamento estava voltado somente para a preparação de atividades, visando o conhecimento técnico sobre a realização destas, mas atualmente, percebe-se sua importância não mais somente para a preparação técnica, mas também para o desenvolvimento de competências comportamentais que auxilem as ...
O Plano de Desenvolvimento Individual – PDI é um planejamento realizado com determinado profissional a fim de que ele possa desenvolver a sua carreira e também as competências necessárias para assumir determinadas funções dentro da organização.
Como montar um plano de desenvolvimento individual?
O principal objetivo do PDI é ajudar no desenvolvimento profissional, estimulando formas de agregar conhecimentos e competências para crescer profissionalmente.
Como fazer um PDI eficiente em 7 passos?
Como montar um plano de desenvolvimento individual?
A maior vantagem gerada pelo PDI é alinhar e organizar as expectativas profissionais e direcionar os colaboradores para uma carreira bem-sucedida. Essa relação de satisfação diz respeito ao prazer de exercer a profissão que deseja.