A teoria da utilidade cardinal Esse acréscimo à utilidade total decorrente de um aumento de uma unidade no consumo do bem é chamado utilidade marginal, e algebricamente numa função contínua é representada como, A utilidade marginal é decrescente à medida que aumenta a quantidade consumida.
A abordagem ordinal da teoria do consumidor representa uma linha de pensamento mais recente, em relação à abordagem cardinal. Sua característica fundamental é a rejeição da hipótese de mensurabilidade quantitativa da utilidade, substituindo-a pela hipótese de comparabilidade.
A utilidade cardinal serve para mensurar de forma precisa a Utilidade. Trata-se de dizer que um conjunto de bens ou serviços possui a metade, o dobro, o triplo, etc, da utilidade de outro conjunto. Já a utilidade ordinal descreve as preferências do consumidor.
Custo por unidade de energia produzida para atender a um acréscimo de carga no sistema.
Os custos de produção são aqueles ligados ao processo produtivo, podendo ser divididos em custos indiretos, material direto e mão de obra direta, ou seja, todos os itens que são obrigatórios no processo produtivo.
Mas, afinal, como calcular o preço de venda? Falamos brevemente sobre o lucro de uma negociação e explicamos como calcular o custo de um produto. Basicamente, é da soma desses dois valores (custos + lucro) que é possível calcular o preço de venda final de um determinado item ou serviço.