Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
O NFPA e IEEE recomendam um valor de resistência de terra de 5 ohms ou menos, enquanto a NEC afirmou que "Certifique-se de que a impedância do sistema à terra é inferior a 5 ohms especificados no NEC 50,56. Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos. "
10 ohms
Na confirmação da eficácia do aterramento você agora irá inserir uma ponteira no terra e outra no neutro, e deverá mostrar em seu multímetro um valor abaixo de 3,0v de preferência, caso esse valor esteja superior o seu aterramento elétrico não está tão eficiente quanto você imaginava.
Como você pode ver a mangueira amarela que vai para dentro da casa tem três cabos então, se tudo em sua casa for 220v você pode usar esse cabo verde que está na mangueira como terra. Agora se você possuir tomadas 110v na casa você terá que passar outro cabo porque aí o cabo verde já estará sendo usado como neutro.
Para testar um ponto de massa sob suspeita, simplesmente ligue uma das pontas de seu voltímetro (multímetro na posição de voltagem) ao ponto de massa. Conecte a outra ponta de prova ao terminal NEGATIVO (-) da bateria. Energize o circuito/componentes e leia o valor presente no voltímetro (figura 3).
11 Respostas. normalmente o fio verde ou verde e amarelo que identifica o fio terra. na tomada do padrao novo nacional e fixado no polo do meio. de um lado fica o fio fase do outro o neutro. o neutro ´e sempre na cor azul.
Medir Tensão do Neutro Se não for possível encontrar um ponto de referência, será preciso ligar um fio no neutro do quadro de disjuntores e levar a outra extremidade até a tomada na qual o fio neutro vai ser medido.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
Para que o teste de continuidade SPDA seja favorável, o sistema SPDA deve ter ligação com a malha de aterramento e as conexões devem apresentar medição abaixo de 1,0 ohm, para atendimento da norma NBR 5419, que regulamenta a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.
Critérios do teste de continuidade SPDA conforme NBR 5419 A medição pode ser feita diretamente com o uso de um mili ou microohmímetro, um aparelho capaz de fornecer corrente da ordem de 10 A, sendo admissível o valor mínimo de 1 A. Importante: não é admissível a utilização de multímetro!
Cobrar R$ 400,00 ou R$ 500,00 não cobrem os custos para tal serviço. Laudo de SPDA é um serviço de engenharia elétrica baseado em normas técnicas, leis e inspeções nos sistemas de captação, descida, aterramento, DPS e balizamento. devendo ser calibrados regularmente.
O laudo de SPDA é composto pelas inspeções e medições realizadas no Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e no aterramento da edificação e tem como finalidade verificar a conformidade do sistema com a norma ABNT NBR 5419 (Proteção Contra Descargas Atmosféricas), verificando a qualidade da manutenção ...