A diferença entre bens materiais e imateriais advém do fato de que bem imaterial significa matéria, algo físico e concreto, tal como uma casa, um território, uma árvore, qualquer que seja. O bem imaterial é aquele que não possui matéria, a exemplo de uma música, uma teoria, uma cultura ou tradição.
O que se convencionou denominar bens móveis são os objetos de arte ou de ofícios tradicionais, ou simplesmente utensílios domésticos ou religiosos que, como o nome diz, podem ser retirados e transportados com facilidade por não estar fixados ou fazer parte indivisível do imóvel tombado.
Um bem cultural se define por sua utilidade pública, assim como por seu conteúdo simbólico. Pode integrar-se ao patrimônio cultural material e imaterial de uma sociedade, além de abarcar a infraestrutura necessária para sua guarda e conservação, como museus, arquivos, centros de documentação, laboratórios etc.
Patrimônios Culturais do Brasil... e do mundo!
Tipos de Patrimônios Culturais O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.
A Pampulha é mais novo patrimônio mundial no Brasil! O Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi criado em 1940, em Belo Horizonte, fruto de um projeto ambicioso do arquiteto Oscar Niemeyer e do paisagista Roberto Burle Marx, em colaboração com outros artistas, entre eles, o pintor Cândido Portinari.
Patrimônio material brasileiro O patrimônio cultural material é formado por um conjunto de bens materiais que podem ser classificados e inscritos em quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes e artes aplicadas.
A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.
Além de ajudar a montar o quebra-cabeça da história, o patrimônio histórico está repleto de informações sobre tradições e saberes da cultura de um povo e é importante fonte de pesquisa para diversas áreas do conhecimento.
Preservar é defender, proteger, resguardar, manter livre de corrupção perigo ou dano, conservar e exercer o direito à cidadania. ... É manter a integridade dos seus valores pelo próprio povo, que também é parte integrante do contexto.