Na hora de consumir, Bruna sugere optar pela versão em pó da pimenta. A quantidade ideal é a de 3 gramas [equivalente a uma colher de café], que pode ser misturada aos alimentos de diversas maneiras ao longo do dia.
Além de permitir variar o cafezinho de todo dia, acrescentando um toque picante à bebida, combinar café com pimenta pode aumentar a temperatura corporal, acelerar o metabolismo e contribuir para a queima de gordura e perda de peso.
Como usar pimenta caiena? O mais saudável é sempre consumir a pimenta da forma mais natural possível. Ela combina com as preparações do dia a dia, como carne, frango, peixes, arroz, salada, caldos, molhos e omeletes, por exemplo. Até mesmo é possível usar para o chá, misturado com suco de meio limão.
A pimenta caiena é um pimentão em pó. Pimenta preta é minúscula drupa. O calor da pimenta caiena provém da capsaisina, e a apimentada da pimenta preta da piperina. Os substitutos mais próximos seriam pimenta branca (com moderação!), Pimenta verde, pimenta vermelha ou grãos do paraíso.
Rica em vitaminas A, B e C, além de cálcio e potássio, a pimenta-caiena promove a saúde cardiovascular. Seu consumo diário pode aumentar a circulação corporal e melhorar a digestão após as principais refeições do dia.
Qual a diferença entre pimenta caiena e pimenta dedo de moça? ... Além disso, segundo a escala Scoville, a qual mede a ardência das pimentas, a caiena apresenta de 30.
Localiza dois níveis acima da dedo-de-moça na Escala de Scoville, a pimenta caiena se destaca por ter uma concentração maior de capsaicina e, por isso, concede mais ardência às receitas.
A pimenta dedo-de-moça ajuda a prevenir o câncer, a diabetes e a controlar o colesterol. E mais uma vez, a capsaicina: ela possui propriedades que ajudam a prevenir o câncer e a diabetes, pois causa redução de glicose sanguína aumentando o nível de insulina.
Como é medido o grau de ardência das pimentas?
5 pimentas de pouca ardência para quem quer se acostumar com o sabor picante
Diferentes tipos de pimentas
Pimenta caiena é a que mais possui benefícios medicinais E tem mais: faz bem para o coração, melhora a imunidade e ainda ajuda a criar uma proteção no estômago para impedir a formação de úlceras.
O uso moderado da pimenta pode auxiliar, e muito, na manutenção da saúde cardiovascular. Por que isso acontece? Dentre os inúmeros benefícios do alimento, a pimenta pode manter sob controle as taxas de triglicerídeos e colesterol. O condimento também pode ajudar a regular a pressão arterial!
Os benefícios da pimenta são devidos principalmente à presença da capsaicina, que tem ações importantes para o organismo como:
Suculenta, pode ser consumida crua quando verde, recheada ou servida fresca em saladas, e é consumida em forma de molho, conserva e desidratada quando vermelha. É muito utilizada na culinária mexicana, em pratos como nachos, tacos e burritos”, explica Clarissa.
Ela pode ser usada crua em pedaços, desidratada, líquida, moída ou mesmo em conserva. Ela que vai super bem com peixes e frutos do mar, além de ser super indicada para temperos de salada. Em algumas receitas inusitadas de doce, essa pimenta também é bastante usada.
Alimentos ácidos no geral dominam os sabores apimentados e ardentes. Por isso, uma boa dica para um prato que já está com a pimenta nas alturas é servi-lo com uma limonada. Ao beber, os ativos de acidez do limão vão superar a ardência, causando o alívio.
Onde Usar: Essa pimenta é muito conhecida pelo uso em receitas mexicanas, também é usada em pratos da culinária italiana. Ideal para sopas, cremes, molhos, frutos do mar, carnes, aves e vegetais. Como armazenar: Mantenha sempre em local seco, fresco e ao abrigo da luz.
Ela é utilizada no preparo dos molhos de feijoada, pratos baianos e carnes. A pimenta cumari é considerada uma das pimentas mais fortes. Não é recomendada no uso de receitas. Ela é usada na maioria das vezes para preparar comidas em conserva que levam um toque ardido.
A Cumari Verdadeira é uma pimenta brasileira com frutos pequeninos, arredondados ou ovalados, verde quando imaturos e vermelho quando maduros. Também é conhecida como Pimenta Passarinho, Cumari-Miúda, Comari e Pimentinha e sua espécie é Capsicum baccatum.
Em qualquer região do Brasil, ela pode substituir o pimentão no preparo de pratos quentes e frios ou agregar seu sabor e aroma únicos em pratos diversos, como carnes, risotos, sopas, pizzas, tortas salgadas e saladas.
Prepare uma mistura de água quente e um punhado de sal e deixe dentro do copo do liquidificador por, aproximadamente, 15 minutos. Depois, lave normalmente.
A pimenta-de-cheiro apresenta frutos com reentrâncias e tamanho médio de 6 cm de comprimento por 3 cm de largura. A polpa é bem fina e o fruto, oco por dentro, tem poucas sementes. O fruto é comercializado imaturo, quando apresenta cor verde-claro. Quando amadurece, torna-se laranja-claro, amarelo ou vermelho.
Pimenta-de-cheiro No Sudeste, as mais comuns desse grupo são a cumaru e a biquinho.
Veja algumas sugestões para incrementar seus pratos: