A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a auto-imagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento.
identidade é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal, autonomia é a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a ...
Espaço Físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem. Espaço Social: é constituído pelo ambiente social, representado pelas personagens figurantes. Espaço Psicológico: espaço interior da personagem, constituído por suas vivências, seus pensamentos e sentimentos.
O ambiente escolar - como um espaço público no qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu tempo - é um dos lugares que permitem exercitar tal convívio. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança, revela muito sobre a vida que ali se desenvolve.
A organização e distribuição dos tempos e espaços escolares representam o poder exercido pelo adulto sobre a criança. ... Como observa Escolano (1998), o espaço escolar expressa e reflete determinados discursos, além de representar um elemento significativo do currículo, uma fonte de experiência e aprendizagem.
QUESTÃO 02 - Considerar a importância de se repensar a organização do tempo e do espaço na construção do projeto de uma escola inclusiva exige: I) Considerar que o tempo pode ser usado como um poderoso instrumento de controle e disciplina sobre os alunos.
Como já comentamos, a importância do agricultor vai muito além de colocar um alimento em sua mesa. Além de produzir alimentos, o agricultor é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos que você consome no dia a dia.