A pressão arterial pode ser aferida por métodos palpatório e auscultatório. O método mais utilizado para se aferir a pressão arterial é o método auscultatório, que utiliza um estetoscópio e um esfigmomanômetro (instrumento que inclui um manômetro e um manguito) para a medida das pressões sistólica e diastólica.
A medida da pressão arterial, muito utilizada na rotina das avaliações clínicas e científicas, pode ser realizada por diversos métodos, sendo o método auscultatório o mais utilizado antes, durante e após o exercício físico.
O manguito deverá estar posicionado 2cm acima do cotovelo do paciente. 4. Instale o manguito de forma que a seta se posicione sobre a arteria braquial.
Posicionar os olhos no mesmo nível da coluna de mercúrio ou do mostrador do manômetro aneróide. Palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento, para a estimativa do nível da pressão sistólica; desinflar rapidamente e aguardar um minuto antes de inflar novamente.
É a chamada Síndrome do Jaleco Branco: “De 30% a 40% das pessoas que medem a pressão no consultório podem ter a pressão diferente fora do consultório e isso pode confundir na hora do diagnóstico e do tratamento”, explica o médico. A falta de sintomas de alerta é a grande armadilha da hipertensão.