Sulfato de zinco heptaidratado é um medicamento a base de zinco, indicado como suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas para adultos. É utilizado na redução da duração e gravidade dos episódios de diarreia infantil.
O zinco é um elemento químico essencial para o corpo humano: intervém no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, estimula a atividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunológico, é necessário para cicatrização dos ferimentos, nas percepções do sabor e olfato e na síntese do DNA.
O zinco é um mineral fundamental para o organismo, mas que não é produzido pelo corpo humano, sendo facilmente encontrado em alimentos de origem animal....Tabela de alimentos ricos em zinco.
Veja 10 alimentos ricos em zinco que você deve acrescentar na sua alimentação
A carência de zinco pode causar complicações de saúde, que vão de queda de cabelo, redução do paladar e do olfato e diarreia até letargia, sonolência, enjoo e vômitos frequentes.
Para que o corpo se beneficie das propriedades da vitamina C, a quantidade diária recomendada para adultos é de 90 miligramas, para os homens; e de 75 miligramas, para mulheres. Vale lembrar que o consumo não deve exceder o limite de 2.
O corpo humano precisa de uma dose diária de 100 a 200 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação (com sintomas como diarreia, dores abdominais e dores de cabeça), acidificar a urina e se acumular, formando cálculos renais.
A capacidade que o intestino tem em absorver o ácido ascórbico é de aproximadamente 1200 mg/24h. Quando o suprimento em ácido ascórbico aumenta muito, a absorção diminui, passando de 49,5% para uma dose oral de 1,5 g, a 16,1%, para uma dose de 12 g 5.
Quando consumida em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça. Estudos também têm demonstrado que a ingestão excessiva dessa vitamina pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins.
De acordo com a nutricionista funcional Juliana Pizzocolo, tomar complexos vitamínicos em excesso, sem a orientação médica, pode fazer mais mal do que bem. “Pode ocorrer sobrecarga renal e intoxicação, principalmente por vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K)”, aponta a nutricionista.
A posologia da Vitamina C efervescente em adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido efervescente, que equivale a 1g de vitamina C por dia, diluído num copo de água com cerca de 200 mL, em qualquer horário. No entanto, antes de fazer este tratamento, deve-se falar primeiro com o médico.
A vitamina C de 1g efervescente funciona como um importante vitamina antioxidante, que participa em várias reações metabólicas no organismo, como o metabolismo de ácido fólico, fenilalanina, tirosina, ferro, histamina, metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas e carnitina.
Laranja. Essa talvez seja a mais conhecida e consumida das fontes de vitamina C. O consumo diário de laranja garante a quantidade ideal de ingestão de vitamina C, pois 100 gramas dele equivale a 53,2 mg da substância. O consumo da laranja também é capaz de prevenir pedras nos rins.
Para Fortalecer o Sistema Imunológico A combinação de ácido ascórbico com zinco é perfeita para o fortalecimento do sistema imunológico. Ambas as substâncias contribuem para produção de células de defesa do organismo, dessa forma o zinco complementa a ação da vitamina C.
O comprimido é mais duradouro, pois tem uma vida útil de até 3 meses a depender da quantidade de comprimidos sem que ocorra perdas do ácido ascórbico, sempre respeitando as formas de armazenamento. Além disso se torna mais prático de carregar na bolsa, podendo ser usado em porta comprimidos.
Para saber se o produto de beleza tem a potente Vitamina C em seu estado puro, o ideal é ler as minúsculas letras do rótulo. Você a encontra por lá como ácido L-ascórbico. Já os derivados possuem outras nomenclaturas.
Como podemos saber se ela oxidou? Fique atento às características. De acordo com a dermatologista, um dermocosmético com vitamina C, quando oxida, pode ficar com uma coloração mais escura, próximo ao marrom. A textura também muda, se tornando mais oleosa ou líquida, e o produto adquire um odor forte.
A médica tem a resposta: “Essa reação pode estar acontecendo por você não estar utilizando o tipo de vitamina C adequado para sua pele. Os veículos em gel e sérum, em uma pele sensível, promovem um certo ressecamento, causando irritação”.
Clareia manchas e uniformiza o tom da pele Outro benefício do ácido L-ascórbico é que ele possui propriedades que inibem a formação de melanina, ajudando a clarear manchas e uniformizar o tom da pele.
A melhor forma de aproveitar todos os benefícios da vitamina C é incluir um creme com vitamina C na rotina diária de skincare, aplicando-o 1 vez por dia, após lavar o rosto com água e sabonete próprio para o rosto. Veja como criar uma rotina de skincare para ter uma pele perfeita.