3. Qual a característica anatômica da madeira que conduz a sua anisotropia? São três principais direções de condução da anisotropia: longitudinal, radial e tangencial.
As espécies que apresentam crescimento secundário são chamadas de plantas lenhosas.
Os meristemas laterais ou gemas laterais são encontrados paralelamente ao maior eixo da planta e crescem nesse sentido. O meristema lateral é responsável pelo crescimento secundário da planta, que é o aumento da largura. Os tecidos meristemáticos secundários são o câmbio e o felogênio.
Em botânica, câmbio vascular é um tecido meristemático das plantas vasculares dicotiledôneas que dá origem ao xilema e floema secundários, nas plantas com crescimento secundário - as árvores e arbustos ou lianas lenhosas.
Folhas, flores e frutos são bons exemplos de estruturas de crescimento determinado. Por outro lado, os caules e as raízes são estruturas de crescimento indeterminado.
Resposta. o crescimento ocorre com o aumento das células através da divisão celular, e também dos vacúolos, quando a célula é jovem.
As auxinas são produzidas em maior quantidade no meristema apical do caule, frutos em desenvolvimento, sementes e folhas jovens.
É produzida nas extremidades do caule, folhas jovens e em sementes em desenvolvimento. Plantas estimuladas com auxina apresentam forte dominância apical, com poucos ramos laterais e desenvolvimento de frutos sem sementes.
As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule. Destacamos como uma de suas funções o crescimento de caules e raízes.