Distúrbios da Voz (Disfonias) São comuns em crianças e em adultos, nestes últimos há o trabalho de Aperfeiçoamento Vocal, envolvendo profissionais da voz que desejam melhorar seu padrão vocal para potencializar seu trabalho.
Embora disartria pareça ser um problema de linguagem, é realmente um problema motor. Pode ser causada por danos no tronco cerebral ou às fibras nervosas que ligam a camada externa do cérebro (córtex cerebral) ao tronco cerebral.
Segundo o Conselho Regional de Fonoaudiologia, o profissional da área é responsável pelos cuidados da audição, da linguagem oral, da articulação da fala, da voz, da fluência, da leitura e escrita e dos sistemas orofacial e de deglutição, tanto em termos de promoção e prevenção da saúde, quanto com ações de avaliação, ...
O fonoaudiólogo trabalha na promoção da saúde, tratando problemas relacionados à comunicação envolvendo fala, audição, leitura e escrita. Ele atua em nível preventivo, realizando avaliações, diagnósticos e orientações, assim como desenvolve terapias de habilitação e reabilitação ligadas à articulação da linguagem oral.
4 anos
Nos ambulatórios, é recomendado o mínimo de um fonoaudiólogo para cada turno, alternando os pacientes entre retornos e consulta inicial, com atendimento em torno de 40 minutos. No atendimento domiciliar, o mínimo é de um fonoaudiólogo para até três atendimentos em cada turno de seis horas/dia.