O propósito do tenentismo era reconquistar o poder perdido com a República Velha, e realizar outras propostas políticas como o voto secreto, fim da corrupção, Estado mais forte, reforma escolar, independência do Poder Judiciário, entre outras.
Os tenentistas, em geral, defendiam um projeto para o Brasil baseado no liberalismo, porém, é importante pontuar que dentro do grupo existiam oficiais que abraçavam outras ideologias, como o comunismo. Além disso, defendiam a formação de uma república autoritária que promovesse as mudanças necessárias.
c) os "tenentes" queriam pôr fim à política democrática instaurada com a República Velha e promover um regime ditatorial único e capaz de finalizar o atraso econômico representado pelas antigas oligarquias cafeeiras.
A Coluna Prestes defendia, dentre outras coisas, a reforma educacional (acesso ao ensino público e primário), a reforma social (abolir a desigualdade social), a reforma política (democracia e voto secreto), a liberdade dos meios de comunicação e o fim da exploração dos coronéis, bem como o sistema de "voto de cabresto" ...
Explicação: POR FIM, OS FREQUENTES ATAQUES DAS TROPAS DO GOVERNO , DE JAGUNÇOS E CORONÉIS DEBILITARAM A COLUNA PRESTES. EM 1927,PARTE DA COLUNA, SOB O COMANDO DE SIQUEIRA CAMPOS, SE RETIROU PARA O PARAGUAI. OUTRO GRUPO,SOB O COMANDO DE PRESTES ,DIRIGIU-SE PARA A BOLÍVIA .
A Coluna terminou com o exílio voluntário dos participantes, em vários países da América Latina, após uma marcha por 11 estados, e alguns confrontos com forças federais, durante cerca de 2 anos. Prestes, o líder, passou ainda por outras nações, incluindo a URSS antes de retornar ao Brasil.
Quais fatos históricos estão vinculados ao Tenentismo? Revolta do Forte de Copacabana, Revolução Paulista de 1924 e Coluna Prestes. ... Abolição da Escravatura, Política dos Governadores e Revolta da Vacina. Guerra de Canudos, Revolução Federalista e Semana de Arte Moderna.
O que foi o tenentismo? ... Os tenentes realizaram protestos, sendo que as ações principais foram a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, que ocorreu em 1922, a Comuna de Manaus, no ano de 1924, a Revolução de 1924, e a Coluna Prestes, entre os anos de 1925 e 1927.