Definição. O produto escalar é a multiplicação entre dois vetores que tem como resultado uma grandeza escalar. Ele associa a dois vetores um número real.
Algebricamente, o produto escalar de dois vetores é formado pela multiplicação de seus componentes correspondentes e pela soma dos produtos resultantes. Geometricamente, é o produto das magnitudes euclidianas dos dois vetores e o cosseno do ângulo entre eles.
Dois vetores v e w são ortogonais se o produto escalar entre ambos é nulo, isto é, v. w=0.
Observe que dados dois vetores ¯u e ¯v para determinar um vetor ortogonal aos dois vetores é suficiente calcular ¯u × ¯v.
Versor de um vetor não nulo é o vetor unitário de mesma direção e mesmo sentido de . Por exemplo, tomemos um vetor de módulo 3. Os vetores e da figura são vetores unitários, pois ambos têm módulo 1.
Resposta. O comprimento do vetor projeção é 3, espero que ajude!
Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos paramétricos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho.
Resposta: Isso porque a imagem vetorial precisará das fórmulas matemáticas para definir cada forma, independentemente do tamanho da imagem, enquanto a imagem bitmap só precisa indicar a posição de cada pixel. Se a imagem for pequena, a imagem em bitmap terá menos pixels, tornando o arquivo mais leve.
Arte vetorial são ilustrações digitais que utilizam formas geométricas primitivas em sua construção, como linhas, curvas, pontos, formas e polígonos. Todos esses elementos se baseiam em formas matemáticas específicas para serem construídos.