Conversão de uma imagem em tons de cinza ou RGB em cores indexadas
É possível usar o comando Salvar Como para salvar imagens no modo RGB, Cores Indexadas, Tons de Cinza ou Bitmap no formato PNG.
Selecione o objeto que você deseja alterar de RGB para CMYK. Na barra de menus, localize e selecione a ferramenta “Preencher”. Clique na caixa de diálogo “Fill Color”. Encontre e selecione a opção “CMYK”.
A limitação de cores é útil, por exemplo, para observar se uma página contém qualquer cor RGB ou onde uma cor spot é usada. Na caixa de diálogo Visualização de saída, selecione uma das opções disponíveis no menu Mostrar.
Sem tirar a seleção dos bitmaps vá ao Menu Superior > Bitmaps > Mode > 'CMYK Color (32-bit)'. Desta forma, todos os bitmaps em RGB serão convertidos automaticamente em CMYK. Sem tirar a seleção dos bitmaps vá ao Menu Superior > Bitmaps > Mode > 'CMYK Color (32-bit)'.
Envio em PDF De forma a diminuir erros de compatibilidade e manter a qualidade do arquivo tal qual foi feito, a forma mais recomendada de fechamento para envio à gráfica é o PDF, através da versão X1-A. essa modalidade foi criada especialmente para o setor gráfico.
Arquivos fechados são aqueles que devem ser enviados para a gráfica justamente por serem o resultado final do processo de arte. Por não permitirem edição ou modificação de conteúdo, esse formato é o ideal para encaminhar seu produto para ser impresso.
O fechamento de um arquivo serve para recuperar imagens antigas com algum dano e a restauração de imagens server para entendermos e aplicarmos as regras e padrões existentes para publicar arquivos em meios virtuais e imprimi-los de forma adequada.
Para desconectar vários arquivos ou pastas abertos, pressione a tecla CTRL enquanto clica nos nomes de arquivo, clique com o botão direito do mouse em qualquer um dos arquivos ou pastas selecionados e, em seguida, clique em Fechar Arquivo Aberto.
Com o documento pronto, vá no menu e clique em “Arquivo” > “Salvar como”. Então, nomeie o arquivo e em “Tipo:”, selecione a opção “PDF” e clique em “Salvar”. Na janela que abrir, não modifique nada e aperte “Ok”. Ao terminar seu arquivo, vá no menu e clique em “Arquivo” > “Salvar como”.
TIFF
Passo a Passo
O arquivo fechado é gerado através de um comando de impressão, em que serão configurados os parâmetros de saída (formato, sangria, lineatura, resolução, descrição da impressora, etc.). Ao invés de ser impresso, será transformado em um formato desenvolvido pela Adobe, chamado PostScript (PS).
Selecionando “PDF/X-1A”. Na aba “Objetos”, selecione as opções “Compactar texto e linha artística” e “Exportar todo o texto como curvas”, mude as opções “Cor” para 800, “Tons de cinza” para 800, e “Monocromático” para 1200. Em seguida, clique em OK.
Em Predefinição de PDF clique no botão + (que fica ao lado) e salve a predefinição com o nome que desejar para que, numa próxima vez, você não tenha a necessidade de fazer todo esse passo a passo novamente. Feito isso você já pode fechar seu arquivo em PDF clicando no botão OK.
Para o Software Corel Draw vá ao menu superior > File (Arquivo) > Publish PDF [Publicar em PDF]. Logo em seguida se abrirá uma janela para escolher a pasta destino do arquivo. Nela, você deve colocar o nome de preferência do seu documento e no canto direito inferior clique em 'Settings' [Configurações].
Você pode abrir arquivos AI e PDF com o comando Arquivo > Abrir, como faria com qualquer outro arquivo do CorelDRAW, ou pode importá-los. Quando você abre arquivos AI e PDF, eles são abertos como arquivos do CorelDRAW.
Clique em Salvar. Clique em Arquivo Publicar em PDF. Localize a pasta na qual deseja salvar o arquivo. Digite um nome de arquivo na caixa Nome do arquivo.
O CorelDRAW e o Corel PHOTO-PAINT permitem que você exporte os seguintes formatos de arquivo compatíveis com a Web: GIF, PNG e JPEG. As imagens GIF são mais utilizadas para desenhos de linhas, texto, imagens com poucas cores ou com bordas aguçadas, como as imagens digitalizadas em preto-e-branco ou logotipos.
Ative a caixa de seleção para cada documento que deseja salvar. Clique em Arquivo Exportar. Escolha PDF - Adobe Portable Document Format na caixa de listagem Salvar como tipo. Localize a pasta na qual deseja salvar o arquivo.
Como dividir um arquivo PDF:
É possível também duplicar uma página clicando com o botão direito do mouse no nome da página e selecionando Duplicar página. Clique em Layout Renomear página.
Clique em Arquivo Exportar. Escolha a pasta em que deseja salvar o arquivo. Escolha um formato de arquivo na caixa de listagem Salvar como tipo. Digite um nome na caixa de listagem Nome do arquivo.