A postura descerebrada é uma resposta motora anormal do corpo e acontece quando há alguma lesão cerebral séria, principalmente mesencéfalo e na ponte, que pode ser causada por: Traumatismo craniano. Hemorragia intracerebral.
A postura de decorticação é uma postura anormal na qual uma pessoa se apresenta rígida com os braços dobrados, os punhos cerrados e as pernas esticadas. Os braços estão dobrados para dentro em direção ao corpo e os punhos e os dedos estão dobrados e mantidos sobre o peito.
Personagens de Paulo Gustavo e a crônica do cotidiano. — A pleuroscopia é um procedimento cirúrgico torácico. Tem por objetivo o estudo do espaço pleural. Pode ter função meramente diagnóstica e, em alguns casos, terapêutica também. — esclarece o especialista.
A toracotomia é a abertura cirúrgica do tórax. É efetuada para avaliar e tratar os problemas pulmonares quando os procedimentos não invasivos não são diagnósticos ou têm pouca probabilidade de serem definitivos.
A descorticação pulmonar é um procedimento de limpeza cirúrgica pulmonar, normalmente realizado após quadro infeccioso da cavidade torácica (empiema pleural) que pode ser realizado por meio de Video Toracoscopia ou Clássica (aberta),, considerados de médio e grande porte, tendo riscos como quaisquer outros ...
A pleurodese é um procedimento que consiste na inserção de uma droga no espaço que fica entre o pulmão e o peito, chamado de espaço pleural, que vai induzir um processo inflamatório, fazendo com que o pulmão adira à parede do peito, de forma a prevenir o acúmulo de fluido ou ar nesse espaço.
Quanto tempo dura o procedimento?? Média de 3 até 4 horas, a depender do cirurgião e da qualidade dos materiais oferecidos pelo hospital.
A principal indicação da pleurodese é em derrames pleurais malignos recidivantes, com expansão pulmonar completa e em pacientes com bom índice de performance status. A pleurodese com estímulo químico, em especial o talco, continua sendo a primeira opção para o tratamento do derrame pleural recidivante maligno.
O derrame pleural acontece devido ao acúmulo excessivo de líquido no espaço pleural, que é o espaço criado entre o pulmão e a membrana externa que o cobre, podendo acontecer devido a problemas cardiovasculares, respiratórios ou auto-imunes, como o Lúpus, por exemplo.
Se o líquido for claro e aquoso, as causas podem estar relacionadas a condições externas ao pulmão. Já a presença de pus ou sangue tende a indicar infecções, inflamações ou até mesmo tumores na região. A causa de um derrame pleural pode ser simples e facilmente tratável, mas também pode revelar problemas mais graves.
As causas mais comuns de derrames transudativos são insuficiência cardíaca, cirrose com ascite e hipoalbuminemia (geralmente em decorrência da síndrome nefrótica). As causas mais frequentes do derrames exsudativos são pneumonia, câncer, embolia pulmonar e tuberculose.
O único jeito de se abordar o líquido pleural é através de um procedimento chamado toracocentese, que consiste na inoculação de uma agulha entre as costelas do paciente até se chegar ao espaço pleural.