substantivo masculino Indivíduo que sofre de oligúria, redução na produção de urina. adjetivo Que se refere à oligúria; diz-se da pessoa que sofre desse problema: paciente oligúrico. Etimologia (origem da palavra oligúrico). Oligúria ou oliguria + ico.
O débito urinário normal é 1-2 mL/Kg/hora. Quando o débito urinário é menor do que 0,27 mL/Kg/hora é chamdo Oligúria, e anúria quando é menor do que 0,08 mL/Kg/hora. Caso contrario quando existe uma produção aumentada de urina que pode ser devido a sobrecarga de fluidos, é conhecida como Poliúria. t : tempo (hora).
Num adulto normal de peso médico, geralmente, tende a situarse entre os 1 000 e os 2 000 ml por dia, quantidade que costuma ser eliminada entre quatro a seis micções. No entanto, existem várias doenças que podem provocar uma alteração na quantidade de urina produzida e/ou no número de micções.
Definição: Quantidade de urina eliminada pelos rins em um dado tempo. Contexto em Português: Colúria é um aspecto freqüente, mas poderá não ser facilmente percebido em razão do débito urinário aumentado nessa faixa etária, diluindo o material biliar.
A causa mais frequentemente associada à anúria é a insuficiência renal aguda, em que o rim não consegue filtrar o sangue corretamente, podendo haver o acúmulo de substâncias prejudiciais para o organismo e levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor na parte inferior das costas, cansaço fácil, falta de ...
A poliúria corresponde a um débito urinário > 3 l/dia; deve ser distinguida da frequência urinária, que corresponde à necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou à noite, mas em volume normal ou inferior ao normal.
A bexiga hiperativa costuma ser uma das principais causas por trás do problema, mas o médico urologista precisa afastar primeiro outros fatores que podem estar relacionados com a vontade excessiva de urinar, como: inflamações e infecções de urina, cálculos (pedras) no trato urinário, crescimento benigno da próstata ( ...
Nictúria (do latim nox, noite e do grego [τα] ούρα, urina), é a necessidade de se levantar durante a noite para esvaziar a bexiga, interrompendo assim o sono. Pode ser de causa cardiaca, hepatica, autoimune ou renal. De causa cardíaca podemos incluir a insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
A que ocorre no início da micção pode indicar acometimento uretral. Polaciúria: aumento da frequência das micções, ou seja, micções com intervalos menores que o habitual. Frequentemente, associa-se à eliminação de volumes urinários menores que os de hábito. Poliúria: aumento do volume urinário, ou seja, da diurese.
Cloridrato de Fenazopiridina é indicado para o alívio da disúria, da dor, ardor, desconforto para urinar e outros sintomas decorrentes da irritação da mucosa do trato urinário inferior causado por infecção, trauma, cirurgia, procedimentos endoscópicos ou passagens de sondas ou cateteres.
A sede excessiva, que também pode ser chamada de polidipsia, é um fenômeno que pode ocorrer com qualquer pessoa por variados motivos. Quando isso acontece, o indivíduo acometido acaba ingerindo uma quantidade de água muito grande, e, às vezes, maior do que o necessário para a sua idade e peso.
Boca seca (xerostomia) significa que você não produz saliva o suficiente para manter sua boca úmida. Todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse.
Entre eles estão: Benadryl, Claritin, Zyrtec, etc. Antidepressivos: As pessoas que tomam antidepressivos também apresentam problemas de boca seca. Este tipo de medicamentos afeta a produção de saliva. Entre eles: Zoloft, Flexaryl and Elavil.
O que fazer
As causas dos lábios ressecados podem ser consequências de desidratação, queimadura solar, tempo frio ou clima seco. As reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem também tornar os lábios duros e secos, especialmente o inferior.
Confira 8 remédios caseiros para lábios rachados:
Remédios caseiros para boca seca (xerostomia)