mulato
No século seguinte, por influência do espanhol, o termo “mulato” era usado para designar um mulo jovem, e foi certamente por analogia com o caráter mestiço do animal que a palavra passou – a partir de meados do século XVI, segundo o Houaiss – a ser aplicada também, como adjetivo e substantivo, a pessoas descendentes de ...
Quinta parte O poeta mostra a sua indignação perante o navio negreiro e roga à Deus e à fúria do mar para que acabe tal infâmia. A primeira estrofe é repetida no final, como se o pedido fosse reforçado pelo poeta.
Sem dúvida, Castro Alves foi o poeta o principal representante da poesia social condoreira com destaque para a temática do abolicionismo. Por esse motivo, ficou conhecido como “Poeta dos Escravos” sendo suas obras mais destacadas: “O Navio Negreiro”, “Os Escravos” e “Vozes D'África”.
Resposta. Eles eram tratados como lixos , tinham péssimas condições de trabalho , apanhavam muito, nao tinha alimentação regular ,sofriam ameaças ... tudo de ruim aconteciam com eles. eles eram vendidos como objetos e as mulheres eram usadas pelo seu dono!
Eram submetidos constantemente a castigos físicos, abusos morais e sexuais, obrigados a trabalhar em rotinas estafantes e constantes e a realizar todo tipo de tarefa fisicamente desgastante.
A vida de um escravo era dura e era marcada pela violência dos senhores e das autoridades coloniais. A jornada diária de trabalho poderia se estender por até 20 horas por dia e o trabalho no engenho era mais pesado e perigoso que trabalhar nas plantações.
Além das surras, inclusive com chicotes, os instrumentos para punição eram diversos: correntes, colares de ferro, algemas, tronco e peias (que prendiam apenas um dos pés ou uma das mãos) e “anjinho” (dois anéis metálicos em forma de torniquete introduzidos no dedo do escravo e gradativamente atarraxados que podiam ...
A escravidão foi legalmente encerrada em todo o país em 13 de maio de 1888 pela Lei Áurea. Era uma instituição em decadência naqueles tempos, pois desde a década de 1880 o país começou a usar o trabalho de imigrantes europeus. O Brasil foi a última nação do Hemisfério Ocidental a abolir a escravidão.