Remova a esponja do pacote e molhe-a com duas colheres de sopa de água. Esprema a esponja uma vez. Isso ativará o espermicida. Após, insira a esponja na vagina deslizando na parede posterior até que ela esteja contra o colo do útero.
O capuz cervical é um método de contracepção do tipo barreira. Ele se encaixa no cérvix e bloqueia a entrada do esperma no trato reprodutor feminino.
O implante anticoncepcional é atualmente o método contraceptivo com a maior taxa de eficácia, com cerca de 99,95% de sucesso. Esta forma de contracepção hormonal se baseia na implantação subcutânea de um fino bastão de plástico com etonogestrel, uma forma sintética de progesterona, em seu interior.
Os anticoncepcionais de barreira impedem a entrada dos espermatozoides no útero. Eles incluem preservativo, diafragma, capuz cervical e esponja contraceptiva. Alguns preservativos contêm espermicidas. Os espermicidas devem ser utilizados com os preservativos e outros contraceptivos de barreira que não os contenham.
Qual dos métodos a seguir é considerado um método de barreira? Alternativa “d”. O diafragma é um método de barreira que possui um formato de cúpula e é colocado na região do colo do útero para impedir a passagem do espermatozoide.
Conheça os principais métodos anticoncepcionais
MÉTODOS DEFINITIVOS OU CIRÚRGICOS (ESTERILIZAÇÃO) A esterilização é um método contraceptivo cirúrgico, definitivo. Ele pode ser realizado, na mulher, por meio da ligadura de trompas (laqueadura ou ligadura tubária) e, no homem, pela ligadura dos canais deferentes (vasectomia).
Há dois tipos de laqueadura: abdominal e vaginal. As ligaduras de trompas feitas por via abdominal são representadas pela minilaparotomia e a videolaparoscopia. A minilaparotomia é feita com um pequeno corte acima do púbis. Já a videolaparoscopia é realizada por meio da introdução de uma minicâmera de vídeo no abdômen.