As enzimas são proteínas que podem ser classificadas em vários tipos, de acordo com a especificidade com que elas se encontram envolvidas. As enzimas atuam acelerando a velocidade das reações químicas em nosso organismo, ou seja, possuem função catalisadora.
Enzimas digestivas são substâncias que servem para quebrar carboidratos, proteínas e gorduras. As enzimas digestivas são substâncias produzidas pelo organismo que servem para quebrar carboidratos, proteínas e gorduras, permitindo a absorção dos nutrientes necessários para o organismo.
A digestão química é um processo que ocorre com a ação de enzimas. Ela inicia-se na boca com a ação da enzima amilase, que está presente na saliva e faz a digestão do amido. No estômago, ocorre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e pela enzima pepsina, que atua na digestão das proteínas.
O sistema digestório é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. O sistema digestório é composto por órgãos que atuam juntos para permitir a absorção da maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos ingeridos.
Componentes do Sistema Digestório
Os órgãos digestório acessórios são os Dentes, a Língua, as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os outros órgãos digestórios acessórios, nunca entram em contato direto com o alimento.
Alimentos como arroz, feijão, e carnes levam, em média, três horas para serem digeridos pelo nosso organismo.
-O tamanho na boca é maior do que já engolido. -Quando é engolido o amido já está digerido. -Quando é engolido o alimento já está amolecido e lubrificado. -Na boca, se chama bolo alimentar, quando está engolido se chama quimo.
A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.