A coxinha é um salgadinho brasileiro, de origem paulista, também comum em Portugal, feito com massa de farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango, queijo, calabresa ou vários outros tipos de sabores.
Provavelmente tem origem nos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos. ... O salgado é feito de massa podre (massa preparada de farinha com gordura para assar), com recheios variados: carne, carne-seca, frango, requeijão (catupiry), camarão, palmito, entre outros.
Antonin Carême
Coxinha é um termo pejorativo brasileiro, usado como gíria, e que serve para descrever uma pessoa "certinha", "arrumadinha" e também para descrever os simpatizantes do Partido da Social Democracia Brasileira. A gíria tem origem paulistana, todavia não identificada completamente.
Mortadela é um termo depreciativo brasileiro, usado para descrever os simpatizantes do Partido dos Trabalhadores e pessoas com ideologias mais à esquerda em geral.
A forma correta de escrita do nome do salgadinho é coxinha de frango, com x. ... A palavra coxinha é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado o sufixo diminutivo –inha ao substantivo coxa, alterando o seu sentido.
Mas agora Lisboa tem o seu, que fica em Alcântara e atende pelo nome de A Coxinharia.