Álcoois frequentemente servem como intermediários versáteis na síntese orgânica. Obter, através da fermentação de açúcar, amido. USOS: bebidas alcoólicas, solvente na indústria, fabricação de produtos farmacêuticos,fabricação de cosméticos, como aditivo na gasolina, ou biocombustíveis.
Cérebro – o álcool afeta o Sistema Nervoso Central e pode causar perda de reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência e coma, que pode levar à morte. Coração – o álcool libera adrenalina, que acelera a atividade do sangue no coração, aumentando a frequência dos batimentos cardíacos.
Os álcoois são compostos orgânicos que contêm uma ou mais hidroxilas ligadas diretamente a átomos de carbono saturados. Os álcoois são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado (que realiza somente ligações simples) de uma cadeia carbônica.
Álcool primário: classificação dada ao álcool cuja hidroxila está ligada a carbono primário. ... O carbono ligado a OH é secundário, temos então um álcool secundário. Álcool terciário: quando o grupo Hidroxila se liga a carbono terciário dá origem a este tipo de álcool.
Álcool terciário: para receber esta classificação a hidroxila precisa estar ligada a carbono terciário. O carbono terciário se liga a outros três átomos de carbono. Monoálcool: classificação dada a alcoóis que possuem apenas uma hidroxila ligada. Diálcool: álcool que possui duas hidroxilas ligadas à cadeia carbônica.
Os monofenóis (fenóis que possuem somente um grupo OH) possuem as suas moléculas polares, pois o oxigênio é o átomo mais eletronegativo da molécula. Alguns difenóis são apolares. Em virtude da presença do grupo OH, as moléculas dos fenóis realizam ligações de hidrogênio entre si.
De acordo com o número de hidroxilas presentes na molécula, os fenóis são classificados em: Monofenóis: molécula formada por uma hidroxila. Difenóis: molécula formada por duas hidroxilas. Trifenóis: moléculas formadas por três hidroxilas.
Funções oxigenadas são compostos orgânicos que possuem, além de carbono e hidrogênio, átomos de oxigênio. As funções oxigenadas são classificadas em: álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados diretos, como ésteres orgânicos e éteres.