As articulações umeroulnar e umeroradial são responsáveis pela flexão que ocorre em ângulos maiores que 180º, e pela extensão. A articulação radioulnar proximal e o ligamento anular permitem a pronação e a supinação com rotação da cabeça do rádio.
As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril. Há uma variedade onde o movimento é poliaxial, chamada articulação esferóide ou enartrose.
A clavícula está conectada à escápula em sua extremidade distal por meio da articulação acromioclavicular. Essa articulação é do tipo sinovial deslizante e frequentemente possui um disco fibrocartilaginoso, da mesma forma que na articulação esternoclavicular.
O ombro é formado por algumas articulações e dentre elas a articulação acromioclavicular (AC), situada entre a clavícula e a escápula. A parte específica da escápula que faz contato com a clavícula é chamada de acrômio, daí o nome da articulação acrômioclavicular (AC).
Qual é o tratamento da luxação acromioclavicular ? Para os casos tipos I e II o tratamento ideal é o uso da tipóia por 2 a 6 semanas, com inicio da amplitude de movimento do ombro a partir da segunda semana e uso de analgésicos e antinflamatórios.
A artrose acrômio-clavicular não tem cura mas tem tratamento que pode melhorar muito os sintomas e que pode ser realizado com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios até melhora dos sintomas.
O tratamento da artrose acromioclavicular é preferencialmente não cirúrgico. É utilizado anti-inflamatórios, analgésicos e o tratamento fisioterápico. Devem também ser evitados movimentos repetitivos de elevação dos ombros, especialmente aqueles com carga.
OLá ,as lesoes da articulação acromio- clavicular , que e aquela " ponta " de osso no ombro são causadas normalmente por desgaste ( POR ISTO O LAUDO REVELA irregularidade das superfícies ósseas e redução de espaço articular ) como disse a colega , ou seja , ARTROSE< e se for compatível com dor ,local e aos movimentos ...
Sim, as osteoartropatias degenerativas são tratadas inicialmente com analgésicos/anti-inflamatórios, medicamentos anti-artrósicos, fisioterapia, exercícios, perda de peso, mudança do calçado, entre outras formas de terapias complementares. E nos casos em que esses tratamentos não funcionam, pode-se realizar a cirurgia.