Em comparação com os blocos de concreto, os tijolos cerâmicos possuem produtividade maior por serem peças 40% mais leves. ... Além disso, têm menor consumo de argamassa de assentamento e revestimento. O material também absorve menos água, tendo boa impermeabilização.
De acordo com a NBR 15270-1, a fabricação do bloco cerâmico deve ser feito por conformação plástica de matéria-prima argilosa, contendo ou não aditivos, e queimado a elevadas temperaturas, nos blocos de vedação deveram ter obrigatoriamente, gravado em umas das suas faces externas, a identificação do fabricante e do ...
Bloco Cerâmico
Como funciona o processo de produção de tijolos cerâmicos
A decomposição dessa matéria-prima resulta em quatro elementos: mica, quartzo e barro. Após essa extração na natureza, o processo de fabricação de tijolos, na prática, consiste na mistura de diversos tipos de argila. ... Em seguida, todo o composto de argilas é reduzido uma argila pastosa, dividida em lâminas finas.
Os tijolos para construção civil podem ser fabricados a partir de argila, areia, xisto macio (argila xistosa), ardósia, silicato de cálcio, cimento, concreto entre outras matérias menos usuais, sendo a argila o material mais comum de ser utilizado.
Quando a produção destes objetos é em grande quantidade (em escala industrial), também podemos denominar uma olaria como sendo uma fábrica. Existe uma diversidade não muito grande de peças ou objetos fabricados em uma olaria e, salvo exceções, o produto final corresponde a tijolos, manilhas, telhas ou louças.
Não há precisão quanto às suas dimensões. Para efeito de parâmetro, vamos calcular o m² considerando o tijolo baiano de 8 furos. 1÷0,0361 = 27,70 unidades de tijolos de 8 furos cobrem 1m². Arredondando, são 28 unidades por m².
A ideia é muito simples. Meça a área do tijolo (altura x comprimento). Em seguida, você divide 1m2 pela área de cada tijolo. O resultado desse cálculo será a quantidade de tijolos necessários por metro quadrado!
Cálculo da quantidade de tijolos O segredo aqui é calcular a área (largura x altura) e saber que tipo de tijolo você quer usar. Passo 1 – Cálculo da área: Use a trena para medir a largura e a altura da parede que você irá construir. Para uma parede retangular simples, é só multiplicar a altura pelo comprimento.
Geralmente a argamassa tem 1cm de espessura, ou seja, para calcular a área do tijolo ou bloco com argamassa é só somar 1cm na altura e comprimento e multiplicar. E finalmente, para calcular a quantidade de tijolos ou blocos é só dividir a área da parede ou muro pela área do tijolo ou bloco com argamassa.