Além disso, o manual de boas práticas de fabricação (BPF) é exigido pela ANVISA. Esta declaração é necessária para garantir a qualidade, higiene e segurança nos processos da organização. Esses processos são aqueles que envolvem transporte, manipulação, produção e armazenagem.
Manual de Boas Práticas (MBP): documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de ...
COMO E QUEM DEVE ELABORAR UM POP? de fácil percepção por parte do responsável do estabelecimento ou ainda por ação de auditores. desenvolvimento do procedimento, ele é o dono do processo. que está escrito.
O procedimento operacional padrão (POP) destina-se ao executor do processo, por isso deve ser um documento simples, objetivo e que esteja em consonância com o grau de instrução do cargo executor das atividades.
Dessa forma, é interessante que o POP contenha os seguintes itens:
O chamado POP (sigla para Procedimento Operacional Padrão) é um documento formatado como manual descritivo para a execução de tarefas e procedimentos. Servindo para informar aos profissionais envolvidos nos processos sobre as diretrizes de atuação, mantendo assim a padronização das atividades.
O procedimento operacional padrão (POP) é o documento que traduz a execução do trabalho das atividades de um processo. O Objetivo do POP é manter o processo em funcionamento e assegurar a qualidade e o padrão de execução das atividades.
Dentre os ítens obrigatórios gerais em um POP para laboratório de análises clínicas, estão:
Coletar urina de jato médio (cerca de 10 ml) diretamente em frasco estéril de boca larga; 12. Repassar a urina para o frasco tipo tubo de ensaio; 13. Recolher o material utilizado; 14. Retirar as luvas de procedimento; 15.
ATENÇÃO: ao coletar amostras com capilar, o tubo de EDTA sempre deve ser o primeiro e em seguida o de sorologia (Esta seqüência é oposta ao da coleta tradicional para sangue venoso, mas minimiza o efeito de influência da coagulação nos resultados de análise).