O tratamento para hemorragia digestiva varia conforme a causa da doença, podendo incluir a transfusão sanguínea, o uso de medicamentos e em alguns casos, cirurgia.
A hemorragia digestiva baixa (HDB) é a perda de sangue do trato gastrintestinal distal ao ligamento de Treitz. A HDB é um problema comum em medicina de emergência e deve ser considerado potencialmente fatal até prova em contrário.
A Hematêmese consiste em vômito de cor escurecida, com partículas semelhantes a grãos de café ou vômitos com eliminação de sangue vivo. Os sinais clínicos de hipotensão, taquicardia, taquipneia, e síncope aparecem.
A hemorragia estomacal, também conhecido hemorragia gástrica, é um tipo de hemorragia digestiva alta que se caracteriza pela perda de sangue através do estômago.
A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) é o método mais sensível e específico no diagnóstico da HDA e é considerado o exame prioritário nesta condição, além do que deve ser realizada logo que possível (dentro das primeiras 24 horas) com o doente hemodinamicamente estável.
A gastrite é uma inflamação da mucosa interna do estômago que provoca dor intensa, azia e queimação. Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas. Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores.
A gastrite acontece quando o revestimento do estômago está inflamado devido ao uso excessivo de álcool, estresse crônico, uso de anti-inflamatórios ou qualquer outra causa que afete o funcionamento do estômago. Dependendo da causa, os sintomas podem surgir de repente ou ir piorando ao longo do tempo.
Algumas medidas podem ajudar na recuperação e facilitar o tratamento.
Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:
Maior parte das gastrites resultam de uma infecção causada pela Helicobacter pylori, que é uma bactéria que resiste à acidez do estômago. Nestes casos, o médico pode recomendar uma combinação de antibióticos como a claritromicina associada à amoxicilina ou ao metronidazol, durante 7 a 14 dias.
O peptozil é um remédio antiácido e antidiarreico que contém salicilato de bismuto monobásico, uma substância que atua diretamente no intestino, regulando o movimento de líquidos e eliminando as toxinas presentes.