EQST

O Que A Vida Til De Um Projeto?

O que é a vida útil de um projeto?

A NBR 15575 (ABNT, 2013) define Vida Útil de Projeto (VUP) como o período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nessa norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e ...

O que é Antropodinamico?

Adequação antropodinâmica dos elementos de manobra Como caminhar, apoiar, limpar, brincar e demais atividades relacionadas.

São critérios de desempenho segurança habitualidade e sustentabilidade?

Os parâmetros segurança, habitabilidade e sustentabilidade têm como objetivo atender às exigências do usuário. Entretanto, o desempenho é alcançado quando esses parâmetros, exigências do usuário e condições de exposição são levados em consideração.

O que é edificações habitacionais?

Sendo uma norma de desempenho, estabelece os parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina um nível mínimo obrigatório para cada um deles.

O que é o SEP?

Sistemas elétricos de potência (SEP) é o conjunto constituído por centrais elétricas, subestações de transformação e de interligação, linhas e receptores, ligados elétricamente entre si. São grandes sistemas de energia que englobam geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Qual é o objetivo do SEP?

Função do SEP Um SEP tem a função de pôr à disposição do consumidor, a energia elétrica em condições que permitam o seu correto funcionamento. O crescente número de interligações entre os sistemas elétricos, tornaram a operação e o controle destes uma tarefa extremamente complexa.

Qual é a definição de sinalização em um SEP?

É a aplicação de alguma forma pré estabelecida e convencionada, de conhecimento das pessoas , que deixe claro que um certo circuito ou dispositivo não pode ser energizado.

Qual o principal objetivo do sistema elétrico de potência SEP?

Destinados a transportar a energia elétrica desde a fase de geração até a fase de distribuição, abrangendo processos de elevação e rebaixamento de tensão elétrica, realizados em subestações próximas aos centros de consumo. Essa energia é transmitida em corrente alternada (60 Hz) em elevadas tensões (138 a 500 kV).

Qual a finalidade dos transformadores no sistema elétrico de potência?

Um transformador de energia é um equipamento que tem como finalidade transmitir potência ou energia elétrica entre diferentes circuitos por meio da indução de tensão e corrente ou da modificação da impedância do circuito elétrico. É muito comum encontrá-los em postes e locais onde existam instalações elétricas.

O que é sistema elétrico de potência para fins de aplicação da NR10?

Conforme a Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10), a sigla SEP significa Sistema Elétrico de Potência, que consiste no conjunto de instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão, medição e distribuição de energia elétrica. Por exemplo: Subestações, Geradores, Linhas (Transmissão ou Distribuição), etc.

Quais as etapas de um sistema elétrico de potência?

O Sistema Elétrico de Potência brasileiro constitui-se em quatro passos: Geração: etapa de obtenção e transformação da energia oriunda de fontes primárias. Transmissão: é o passo da condução da energia de onde foi produzida para os centros de consumo.

Como funciona o sistema elétrico?

Quando a energia chega às subestações localizadas nas cidades, a tensão é rebaixada e, depois, por meio de um sistema composto por fios, postes e transformadores, é enviada ao consumidor em 127 volts ou 220 volts.

Fazem parte do sistema elétrico de um veículo?

O sistema elétrico é responsável por alimentar todos os componentes elétricos carro. É composto, principalmente, pela bateria e pelo alternador. Além das fiações e dos dependentes elétricos. O alternador é a peça que recarrega a bateria para ela fornecer energia para o veículo.

O que é o sistema elétrico de consumo?

A ABNT na NBR 5.

Como é composto o sistema elétrico brasileiro?

O sistema interligado nacional é uma grande rede que se estende por boa parte do país congregando sistemas de geração e uma malha de transmissão de energia elétrica que movimenta a energia entre seus subsistemas. Atualmente, o SIN é divido em 4 subsistemas: Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte.

Quem tem direito a periculosidade por eletricidade?

DJ - É assegurado o adicional de periculosidade apenas aos empregados que trabalham em sistema elétrico de potência em condições de risco, ou que o façam com equipamentos e instalações elétricas similares, que ofereçam risco equivalente, ainda que em unidade consumidora de energia elétrica.

O que é eletricidade e como é produzida?

A energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo, produzida a partir do potencial elétrico de dois pontos de um condutor. Foi o filósofo grego Tales de Mileto quem descobriu por meio de uma experiência as cargas elétricas e, a partir disso, a palavra "eletricidade" começou a ser utilizada.

O que é eletricidade natural?

Alguns dos exemplos de eletricidade são os fenômenos naturais causados pelos relâmpagos, a eletricidade estática e correntes elétricas em fios elétricos. Existem dois tipos de carga elétrica: positivo e negativo. A carga positiva é representada pelos prótons e a negativa são os elétrons.

O que gera eletricidade resumo?

Eletricidade é o nome dado a um conjunto de fenômenos que ocorre graças ao desequilíbrio ou à movimentação das cargas elétricas, uma propriedade inerente aos prótons e elétrons, assim como também dos corpos eletricamente carregados.

O que gera eletricidade sua resposta?

Resposta: Como a Energia Elétrica é Produzida. O ar, o sol, a água, a lenha, o carvão e o petróleo são algumas fontes de energia. A energia que a Cemig mais produz é a hidráulica, gerada pela força da água do rio, que se transforma em energia elétrica por meio das usinas hidrelétricas.

O que é eletricidade e para que serve?

A Eletricidade é o movimento, usualmente de elétrons, produzido a partir de dois pontos de um condutor. É, em termos gerais, a área da Física que estuda os fenômenos causados pelo trabalho das cargas elétricas.