Estudar História e Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental resulta em uma grande contribuição social. O ensino da História e da Geografia pode dar ao aluno subsídios para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva.
“História, assim como a Geografia, leva os alunos à reflexão, refletir muito sobre seu espaço, entender de que forma ele atua na sociedade, de que forma ele passa a atuar. É extremamente importante pois leva o indivíduo a ser mais crítico, pensar sobre seu espaço, refletir sobre este espaço.”
Portanto, a Geografia serve para ajudar o discente a desvendar o mundo pelo método de análise e investigação procurando formar um cidadão participativo, levando a conhecer a organização do espaço local, nacional e mundial, bem como as inter-relações , enfim entender a sociedade como um todo, despertando a sua ...
O Estudo do Meio condiz, na verdade, com a adoção de uma postura profissional que considera o contexto socioespacial em que se desenvolve seu trabalho educativo e da análise das reais necessidades dos alunos e da comunidade escolar como um todo.
Resposta: A Geografia Crítica utilizando-se do conhecimento que os alunos já possuem, pode auxiliar a formar cidadãos críticos, que analisam o seu espaço, o seu país e a sociedade, o que pode ajudar a diminuir as desigualdades sociais e amenizar a corrida capitalista, no sentido de diminuir seus efeitos de opressão.
São diversos fatores que caracterizam a geografia como uma ciência interdisciplinar, por meio dela, é possível que os alunos tenham um olhar mais crítico em relação ao mundo, e que por meio disso, conseguem firmar sua própria visão e possam tornar o lugar em que vivem melhor.
A interdisciplinaridade se mostra na escola, como uma importante ferramenta na construção de uma perspectiva mais complexa e contextualizada do conhecimento, pois visa o reestabelecimento do diálogo, das trocas e da cooperação entre as diferentes disciplinas na compreensão de diferentes objetos, ou fenômenos.
Confira abaixo o que se estuda em Geografia e compreenda como esses conhecimentos podem ser aplicados no dia a dia do geógrafo....Áreas de atuação do geógrafo
Resposta: A geografia é uma ciência que estuda a superfície terrestre e a relação dela com seus habitantes. ... Para tais estudos, trabalha em conjunto com outras áreas do conhecimento, como química, geologia, matemática, história, física, astronomia, antropologia, biologia e ecologia.
A Geografia oferece uma enorme possibilidade de integração. Um dos principais aspectos que permitem o desenvolvimento de um intercâmbio entre a Geografia e as outras disciplinas é o fato de a mesma ter como objeto de estudo o espaço geográfico, construído ou natural.
Em termos simples, a Geografia é uma ciência que estuda a superfície terrestre. ... Em resumo, a Geografia é considerada uma ciência humana porque o homem está inserido dentro do seu principal objeto de estudo, que é a superfície da terra.
A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e a relação entre a sociedade e o meio. É no espaço geográfico que se estabelecem as relações humanas. ... Em linhas gerais, a Geografia possibilita uma análise crítica da relação entre a sociedade e a natureza e, consequentemente, da produção do espaço geográfico.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
Resposta. Resposta: Geografia deriva da palavra grega Geographia, sendo que "Geo" tem significado de Terra e "Graphein" significa descrição. ... Tendo em vista o citado, a Geografia se torna uma ciência crítica ao buscar descrever o espaço geográfico e como as relações com homem o afetam.
Nesse sentido, a geocrítica significou, principalmente, uma aproximação com movimentos sociais cujos discursos, práticas e reivindicações tenham um conteúdo político e ideológico de esquerda.
O que gostaria de aprender em geografia é as relações homem, natureza no espaço geográfico, sobrevivência dos grupos humanos desde suas primeiras formas de organização. A observação dos fenômenos naturais permite, as sociedades se relacionarem com a natureza e modificá-la em beneficio próprio.
A importância da Geografia reside nas suas contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação. ... Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive.
Foram utilizados os seguintes métodos: Levantamento bibliográfico em artigos, livros, monografias, dissertações e teses, que deram sustentação teórica para a temática proposta; coleta de dados: nessa etapa foi realizado o trabalho de campo, ou seja, a partir de uma investigação, por meio de aplicação de questionários, ...
No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, busca-se ampliar as experiências com o espaço e o tempo vivenciadas pelas crianças em jogos e brincadeiras na Educação Infantil, por meio do aprofundamento de seu conhe- cimento sobre si mesmas e de sua comunidade, valorizando-se os contextos mais próximos da vida cotidiana.
BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS. disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares.
A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.