EQST

O Que Circulaço Renal?

O que é circulação renal?

Cada rim recebe sangue através de uma ramificação da aorta, denominada artéria renal. O sangue flui da artéria renal até as artérias progressivamente menores, sendo as menores as arteríolas. Das arteríolas, o sangue flui até os glomérulos, que são novelos de vasos sanguíneos microscópicos, denominados capilares.

O que é distúrbio renal?

A doença renal crônica é uma diminuição lenta e progressiva (durante meses ou anos) da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue.

Como funciona a filtragem renal?

A filtração renal é a primeira etapa, que ocorre quando o sangue passa pelo rim, mais especificamente no glomérulo. A diferença de pressão, faz com que as substâncias saiam dos vasos do glomérulo e passem para a cápsula de Bowman, formando o filtrado glomerular.

Como ocorre o processo de filtragem do sangue?

Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.

Quando a pressão arterial retorna ao normal como o rim responde?

Se a pressão aumenta, os rins aumentam a excreção de sal e água, o que reduz o volume sanguíneo e faz a pressão retornar ao normal. Por outro lado, se a pressão cai, os rins diminuem a excreção de sal e água e, consequentemente, o volume sanguíneo aumenta e a pressão retorna ao normal.

Porque pode levar ao aumento da pressão sanguínea se o rim não funcionar bem?

É comum a relação entre a doença renal crônica e o aumento da pressão arterial, então quando se tem um dos problemas, é preciso ficar atento ao outro. A insuficiência renal pode causar hipertensão devido à retenção excessiva de sal e líquidos, ou liberando um hormônio produzido no rim, a renina.

Porque a pressão pode aumentar por conta do rim?

“Quando a hipertensão arterial não é controlada, há um aumento da progressão da aterosclerose em diversas partes do corpo. Nos rins, isso provoca a nefrosclerose, interferindo no funcionamento renal e levando à insuficiência renal crônica”, informa o cardiologista Rubens Mattar Jr.

Como o comprometimento renal pode implicar em um aumento da pressão arterial sistêmica?

São dois os principais mecanismos que explicam o aparecimento de lesão renal em pessoas com hipertensão: a presença de PA elevada, associada à rigidez das artérias, leva a um aumento da pressão nas arteríolas aferentes que, por sua vez, causa hiperperfusão e hiperfiltração glomerular.

Qual a função dos rins no sistema urinário é porque o mau funcionamento destes órgãos pode causar hipertensão?

Nos rins, a tal angiotensina 2 comprime os vasos para reduzir a produção de urina e, assim, poupar o máximo de água possível. Já no sistema nervoso simpático, que controla batimentos cardíacos, respiração e afins, ela contribui para elevar a pressão arterial.

Como a pressão alta afeta os rins?

Frente à elevação da pressão (hipertensão arterial) as artérias e arteríolas renais são acometidas, resultando em perda progressiva da função excretora do órgão.

Qual a relação entre a função renal e o controle da pressão arterial?

As evidências afirmam que o controle nos níveis de pressão arterial (PA) diminuem a velocidade de progressão da perda da função renal. Os mecanismos da progressão renal são modificáveis e potencialmente se tornam mais agressivos com a HA, gerando as doenças parenquimatosas renais tanto uni como bilaterais.

Quais as consequências que essa obstrução das artérias renais pode provocar?

Um estreitamento gradual de uma ou ambas artérias renais pode causar pressão arterial alta ou a piora de uma hipertensão anteriormente controlada. A pressão arterial pode permanecer alta apesar do tratamento com medicamentos anti-hipertensivos.

O que causa o infarto renal?

Uma lesão no epitélio da artéria renal pode resultar em uma interrupção do fluxo sanguíneo ou ruptura da mesma. As etiologias fundamentais do infarto compreendem a arteriosclerose e a fibrodisplasia que, em outras palavras, esta última significa a presença de tecido fibroso anormal na parede de uma artéria.

Como os rins controlam a pressão arterial a longo prazo?

Os rins podem regular a pressão arterial pelo aumento ou pela diminuição do volume sanguíneo. Essa regulação é por meio de um mecanismo hormonal, chamado sistema renina-angiotensina-aldosterona.