O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.
O esporte gera solidariedade, respeito, educação, responsabilidade, além da inclusão social, juntando diversos indivíduos de vários sexos, etnias, idades, necessidades e classes sociais diferentes. Além disso, a prática esportiva ajuda a quebrar barreiras que impõe limites às pessoas.
Resposta. Resposta: as modalidades paralímpicas abrem as mentes mais fechadas, para que reconheçam o valor e a capacidade de portadores de deficiência, rompendo preconceitos, além de fazerem com que crianças e jovens deficientes saiam de si mesmos, superem quaisquer complexos de inferioridade e vivam.
Ele tem impacto na diversidade e diferença. Mostra que o que realmente está em "jogo" não é a deficiência mas sim, exemplos de superação, que buscam sempre a melhor performance, procurando sempre dar o melhor de si, apesar das dificuldades.
O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia.
Os esportes paralímpicos sofrem preconceito por algumas pessoas da sociedade, como achar que são esportes fáceis, que não são competitivos. Porém os jogos paralímpicos são importantes porque permite a inclusão de pessoas com deficiência, seja ela física, mental, etc.
“Historicamente, o esporte salvou vidas de pessoas com deficiência, principalmente no processo de reabilitação e, consequentemente, tiveram outros benefícios”, explicou Bruna Bardella, psicóloga do CPB. “Hoje, eu vejo que o esporte paralímpico melhora a autoestima, a autoconfiança e a capacidade motora do atleta.
Falta de patrocínio e espaço para os treinos estão entre as reclamações. Jovens treinam firme para tentar um bom resultado nas Olimpíadas do Rio. Atletas de vôlei de praia reclamam da falta de dinheiro para competições e treinos.
Os Jogos Paraolímpicos consistem em um evento desportivo, que é constituído por competições entre atletas de alto nível, desde portadores de algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas. Em poucas palavras, trata-se dos Jogos Olímpicos tradicionais, cuja disputa é feita apenas com esportes adaptados.
Esportes Paralímpicos
E para a competição, o Comitê Paralímpico Internacional aprovou a inclusão de cinco modalidades esportivas. Foram incluídos o esqui alpino, o esqui nórdico, snowboard, hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas.
Esportes de Inverno
As primeiras Paralimpíadas aconteceram em 1960, em Roma. Desde então, ocorrem a cada quatro anos. ... As Paralimpíadas passaram a ser realizadas na na mesma cidade que as Olimpíadas em 1988 (Jogos de Verão) e em 1992 (Jogos de Inverno).