Por isso, é fundamental passar uma boa imagem através da linguagem corporal e demonstrar confiança, credibilidade e interesse pela empresa em que se almeja trabalhar. ...
Interaja com o recrutador Não demonstre tensão e acanhamento na entrevista. Obviamente, isso não quer dizer que você falará em voz alta e agirá de forma espalhafatosa. Lembre-se de não utilizar gírias, falar com segurança, mantendo um tom confiante e respeitoso ao mesmo tempo.
A entrevista é a técnica utilizada quando queremos obter dados para a elaboração da pesquisa, para validar hipóteses e objetivos. Para Duarte (2005, apud Fontana & Frey,1994,), “entrevista é uma das mais comuns e poderosas maneiras que utilizamos para tentar compreender nossa condição humana”.
Entrevista semi-estruturada Gil (1999, p. 120) explica que “o entrevistador permite ao entrevistado falar livremente sobre o assunto, mas, quando este se desvia do tema original, esforça-se para a sua retomada”.
No que tange à dicotomia entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa procuramos fundamentar esta discussão sob a teoria de dois autores: Silvio Sanchez Gamboa e José Camilo dos Santos Filho, teóricos que tratam das questões da pesquisa e auxiliam na compreensão desta dicotomia.
Segundo Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa envolve uma abordagem interpretativa do mundo, o que significa que seus pesquisadores estudam as coisas em seus cenários naturais, tentando entender os fenômenos em termos dos significados que as pessoas a eles conferem.
A principal diferença entre esses dois tipos de pesquisa é que a quantitativa é baseada em números e cálculos matemáticos, enquanto a pesquisa qualitativa tem base no caráter subjetivo, usando narrativas escritas ou faladas. ... A pesquisa quantitativa reúne dados que podem ser codificados de forma numérica.
A principal diferença entre elas é que dentro da pesquisa básica o foco é gerar conhecimento, porém é gerá-lo sem necessariamente ter uma finalidade imediata. É conhecimento por conhecimento. ... A pesquisa aplicada só acontece graças aos conhecimentos originados na pesquisa básica.