EQST

Quais Os Tipos De Conhecimentos E Suas Caractersticas?

Quais os tipos de conhecimentos e suas características?

O conhecimento surge a partir da necessidade do homem em compreender a realidade. É resultado da interação com o meio em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.

Qual a importância do conhecimento mítico para humanidade?

O pensamento mítico é apresentado como a forma humana mais primitiva de compreensão do mundo, tendo como função principal propiciar ao homem a sensação de comodidade diante das atrocidades cometidas. Ele é uma manifestação coletiva e necessita que um grupo o afirme, mantendo, assim, seu reconhecimento.

Qual a finalidade do pensamento mítico?

O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vivi: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo deste povo, bem como seus valores básicos.

Qual é a origem mítica de Roma?

Origem de Roma: explicação mitológica Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores.

Qual é a importância do mito?

O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. ... Organizar – o mito organiza as relações sociais, de modo a legitimar e determinar um sistema complexo de permissões e proibições.

Em que sentido a filosofia é uma passagem de superação da mitologia?

26. As circunstâncias históricas do Mundo Antigo certamente contribuíram para as discussões do pensamento filosófico da Grécia Antiga. ... Em que sentido a Filosofia é uma passagem de superação da Mitologia? a) Quando passa a explicar o sentido da vida através do logos, do discurso rigoroso.

Por que é importante diferenciar a mitologia da Filosofia?

Resposta. porque a mitologia é o estudo dos mitos (lendas..) e a filosofia é "amor à sabedoria" que é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Qual foi o principal objetivo da filosofia medieval?

A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.