Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era: a. ( ) a chuva que caía. ... ( ) a falta de chuva.
A chuva é um fenômeno climático que ocorre da seguinte forma: 1º - A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água; 2º - Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir; ... Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas.
Quando essas duas massas de ar encontram-se, o ar quente sobe para as camadas mais frias da atmosfera, onde ele perde temperatura e condensa-se, formando as chuvas. ... Assim, a umidade satura o ar ao redor e provoca fortes índices de precipitação, chamados de chuvas torrenciais.
Esse tipo de chuva tem uma incidência maior em regiões de predominância de clima tropical e equatorial, chamadas de torrenciais, geralmente são rápidas e com a ocorrência de trovões e relâmpagos.
Muita água pode causar inundação, alagamento, enchente, ressaca e deslizamento de terra. Sem chuva, há impactos socioambientais provocados pela seca e pelas queimadas florestais.
Reutilizar a água O esgoto tratado pode sim ser usado em muitas situações. Essa água já é utilizada para limpar ruas e parques após eventos ou uma feira, por exemplo. Não faria sentido fazer isso com água potável. Outra medida importante é captar a água da chuva.
A falta de chuva leva a desertificação do meio, sem chuvas, os corpos d'água de uma região irão apenas secar, e isso faz com que os seres vivos de regiões secas morram, e sobrem apenas os que estão mais bem adaptados.
O desmatamento na floresta amazônica é também diretamente relacionado a falta de chuva no país. Mas qual é a relação entre a falta de chuvas e a Amazônia? Isso ocorre devido ao fenômeno dinâmico dos "rios voadores" que leva umidade a várias regiões da América do Sul.
Os períodos prolongados de seca interferem significativamente no modo de vida do sertanejo (típico habitante da caatinga), prejudicando a produção agrícola e a pecuária (bases da economia local), devido à aridez e a instabilidade das precipitações.
O clima que compreende a região da Caatinga é o tropical semiárido. Esse clima é marcado por longos períodos de estiagem, isto é, sem chuvas. ... Durante o período de chuva, os índices pluviométricos podem atingir os 1000 mm/ano. Já nos períodos mais secos, há uma baixa, chegando a 200 mm/ano.
inatividade. Durante essa época de seca, quando se anda pela Caatinga, se encontram menos animais por aí. Na verdade, tem uma quantidade muito grande de animais que se encontra debaixo da terra, com metabolismo reduzido. São milhares de indivíduos de diversas espécies que estão aguardando as chuvas.
As populações que habitam o bioma são também conhecidas como caatingueiros: são sertanejos, vaqueiros, agricultores, populações indígenas e quilombolas, sendo berço de comunidades tradicionais como os índios Tumbalala, os Pankararu, e dos quilombolas de Conceição das Crioulas.
O que acontece com as plantações e os rebanhos no período de seca em Caatinga. As plantaçoes sao adptadas a regiao e guardam suas reservas de energia nas raizes para "rebrotarem" depois, o rebanho morre grande parte pois nao possuem estoque para esse tipo de epoca.
Resposta. As plantas secam e morrem, e os animais morrem por falta de hidratação.
Resposta:No período de seca as pessoas conseguem água para o consumo de algumas formas, tal como o armazenamento em caixas d'água, cisternas ou poços; por meio de caminhões pipa e a busca em tanques ou rios mais próximos.
Apesar dos rios que nascem na Caatinga secarem na maior parte do ano, um dos mais importantes do Brasil, o São Francisco, tem 80% das suas águas situadas na região. Outro importante rio perene que corta a área é o Parnaíba.
Para enfrentar a falta de água nas estações secas, os moradores da caatinga constroem poços, cacimbas e açudes. Mesmo com estes mecanismos, na maior parte das vezes, só conseguem obter água salobra, imprópria para consumo. O clima da caatinga é chamado de semiárido.
Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito.
Foi comemorado em 28 de abril o Dia Nacional da Caatinga. A Caatinga sustenta a economia da região Nordeste por meio de duas vertentes: fornecimento de energia e produtos florestais não madeireiros. ...
A Caatinga apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. ... No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.