O metano é utilizado principalmente como fonte de energia. O gás produzido (biogás) em aterros sanitários ou lixões é drenado por um tubo e então mandado para uma usina que o converte em energia.
As principais fontes do gás metano são:
O metano (CH4) é um gás inodoro e incolor que pertence ao grupo dos hidrocarbonetos. Ele pode ser obtido, por exemplo, na decomposição de matéria orgânica e no processo digestivo de ruminantes. A sua emissão demasiada está diretamente relacionada às mudanças climáticas (efeito estufa e aquecimento global).
Para obter o gás metano, coloque uma mistura de óxido de cálcio, acetato de sódio e hidróxido de sódio para aquecer em um tubo de ensaio.
A única forma de armazenar metano à temperatura ambiente é de fato como GÁS comprimido e, portanto, para armazenar massas comparáveis à massa de “gás de cozinha” em um botijão, somente é possível a altas pressões (e ainda assim NÃO estará liquido), o que de fato torna-se inviável pois o botijão explodiria muito antes ...
O biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano.
Vemos que a geometria molecular do metano é tetraédrica, com o átomo de carbono ocupando o centro do tetraedro. O ângulo entre as ligações C – H é de 109°28'. O metano possui baixa solubilidade em água, é solúvel em solventes orgânicos e, quando adicionado ao ar, forma uma mistura de alto teor inflamável.
A produção de gás metano pelos processos biogênicos é resultado da reação química realizada pela ação de bactérias anaeróbicas durante a decomposição da matéria orgânica, como lixo e esgoto.
A presença do gás metano O que ninguém anda discutindo é a presença de um outro gás, cerca de vinte vezes mais potente que o dióxido de carbono quando se trata de efeito estufa: o metano. O metano é o hidrocarboneto (composto que possui apenas carbono e hidrogênio em sua estrutura) mais simples.
3): Molécula de Metano (CH4) Fórmula estrutural: O carbono estabelece quatro ligações simples, uma com cada átomo de hidrogênio, logo temos quatro zonas de repulsão e a geometria molecular é tetraédrica, conforme figura abaixo: Representação esquemática da molécula de Metano, de geometria tetraédrica.
→ Molécula de gás trióxido de enxofre (SO3) Como a molécula de trióxido de enxofre apresenta no seu átomo central 3 nuvens eletrônicas (2 ligações dativas e uma ligação dupla) e 3 átomos do mesmo elemento (oxigênio) ligados a ele, ela é apolar.
→ Moléculas de ozônio (O3) O ozônio apresenta geometria angular porque possui as seguintes características: Molécula triatômica (três átomos);
Resposta: Linear: formada por molécula diatômicas ou biatômicas (2 atómos) com ângulos de 180°, por exemplo, HCl, BeF2, CO2, C2H2, BeH2, XeF2.
Resposta. Porque no elemento central do CO2, no caso o carbono, não sobra elétrons. ... Com isso, o carbono compartilha 2 elétrons com cada oxigênio, ao mesmo tempo, cada oxigênio recebe 2 elétrons, ficando todos estabilizados.