A maioria dos pacientes não apresentam qualquer sintoma ou sinal clínico quando o seu implante está rompido, sendo considerada uma ruptura “silenciosa”. Os pacientes sintomáticos podem apresentar contratura capsular, nódulo/massa na mama ou alteração no formato ou firmeza da mama.
O encapsulamento de prótese de silicone acontece quando a membrana criada fica mais espessa. A cápsula começa a apertar a prótese e, com o passar do tempo, ele é cada vez mais comprimido. Até que o material do silicone não aguenta a pressão e se rompe.
Como é Realizado o Diagnóstico O diagnóstico da contratura é eminentemente clínico, no entanto, exames de imagem como ultrassom (ecografia) e ressonância magnética podem colaborar na avaliação conforme cada caso.
A cápsula é a cicatriz que se forma ao redor do implante de silicone. A contratura desta cápsula ocorre em até 20% das pacientes após mamoplastia primária (primeira cirurgia na mama). Ela ocorre gradativamente, sendo caracterizada pelo espessamento e contração da cápsula que envolve o implante de silicone.
Sim, a prótese pode se deslocar e ficar fora do lugar. Após a colocação do implante de silicone, o organismo forma uma película em torno da prótese (chamada cápsula) que se forma em geral nos três primeiros meses após o procedimento cirúrgico.
Caso o médico chegar à conclusão de que a prótese realmente foi deslocada, a correção acontece por meio de uma nova cirurgia. Nesse novo procedimento, a prótese será reposicionada, fazendo com que fique esteticamente alinhada às suas aréolas e objetivando o resultado esperado.
Você poderá molhar suas mamas alguns dias após o procedimento durante o banho. Porém, você precisará evitar o banho de imersão no mar e na piscina por um período médio de 4 semanas, uma vez que estes locais podem ser fontes de bactérias e causar infecções no local da cirurgia.
É ruim para quem tem silicone ou amamenta? Da mesma forma, lactantes e mulheres que possuem próteses nos seios podem dormir sem sutiã ou com ele sem medo, desde que se sintam confortáveis para tal.
Para mulheres que fizeram implante mamário, a dica é apostar em sutiãs com bojo feitos com espuma que sejam mais maleáveis, aquelas que parecem se deslocar. Isso permite que o material se adapte aos novos seios, evitando a pressão, mantendo o formato das mamas e impedindo a possibilidade do silicone se deslocar.
Na hora de dormir a paciente deve deitar de barriga para cima, principalmente na primeira semana após a cirurgia. Na segunda semana já é possível que ela durma de lado, sempre buscando uma posição confortável, já que é comum que algumas pacientes sintam incômodos nas costas por deitar sempre de barriga para cima.
Posição. O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.