Metais possuem a tendência de doar eletrons, isso os define como bons condutores de eletrecidade, pois são pouco eletronegativos. Ametais possuem a tendência de receber eletrons, tornando-se muito eletronegativos. Gases nobres não conduzem eletrecidade por serem átomos totalmente estáveis segundo a regra do Octeto.
Confira as principais propriedades dos metais:
Elementos representativos são todos aqueles que apresentam como subnível mais energético s ou p e pertencem aos grupos 1, 2 e 13 a 18 da Tabela Periódica.
os elementos representativos fazem parte das colunas da tabela periódica que contem a letra A, sendo elas as seguintes IA, IIA, IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA, VIIIA. ... Ou seja, os elementos representativos são todos aqueles que não possuem seus subniveis completos.
Todos os elementos representativos fazem parte das colunas da tabela periódica que contem a letra A, sendo elas as seguintes IA, IIA, IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA, VIIIA.
Os metais de transição têm sua variação nos números de elétrons de orbitais d e/ou f da penúltima camada. Os representativos variam no número de elétrons da última camada, a de valência. E há os que têm sua variação no número de elétrons da penúltima camada, como os actinídeos e os lantanídeos.
Os elementos de transição interna são os actinídeos e lantanídeos, que pertencem ao grupo 3 da Tabela Periódica. Denominam-se de elementos de transição interna todos os 28 elementos químicos localizados no 6º e 7º período do grupo 3 (ou família IIIB) da Tabela Periódica.
Os elementos de transição externa e interna são os que compõem as famílias representadas pela letra B e que atualmente correspondem aos grupos de 3 a 12. Os elementos de transição são aqueles que se localizam na região central da Tabela Periódica.
Os elementos de transição ou metais de transição são definidos pela IUPAC como "Um elemento cujo átomo possui um subnível d incompleto ou que possa vir a formar cátions com um subnível d incompleto" e são representados na tabela pelo bloco D (grupo 3 ao 12).
Resposta: Os elementos de transição externa apresentam como subnível mais energético o subnível d e os de transição interna apresentam o subnível f como mais energético.
Tem mais depois da publicidade ;) Período 4: titânio, vanádio, cromo, manganês, ferro, cobalto, níquel e cobre. Período 5: zircônio, nióbio, molibdênio, tecnécio, rutênio, ródio, paládio e prata. Período 6: háfnio, tantálio, tungstênio, rênio, ósmio, irídio, platina e ouro.
Elementos de transição externa - se apresentam em três níveis: Primeira série de transição: titânio, vanádio, cromo, manganês, ferro, cobalto, níquel e cobre. Segunda série de transição: zircônio, nióbio, molibdênio, tecnécio, rutênio, ródio, paládio e prata.