De forma a manter a qualidade nutricional do pimentão, ele deve ser ingerido de preferência cru, no entanto, mesmo que seja cozinhado, continuará a apresentar benefícios para a saúde.
Em relação ao beta-caroteno, precursor da vitamina A no organismo e antioxidante, o vermelho ganha com larga vantagem, pois tem, em cada 100 gramas, 2.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as intoxicações crônicas causadas por resíduos de agrotóxicos nos alimentos podem causar infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e até câncer.
Pimentão – o pimentão é mais um alimento que apesar de oferecer muitos benefícios, pode causar problemas na digestão. Para evitar isso, o vegetal (que é rico em cálcio, fósforo, ferro e sódio) deve ser aquecido no forno rapidamente, para que a sua pele possa ser retirada antes do seu preparo.
Reduz o colesterol O pimentão ainda auxilia na redução do colesterol porque contém vitamina C e beta-criptoxantina, nutrientes que têm ação antioxidante e anti-inflamatória, respectivamente.
Aqui quem rouba a atenção é a vitamina C, já que ela aparece em grandes quantidades no pimentão amarelo. Além de ser um agente antioxidante, esse nutriente ajuda na absorção de ferro pelo organismo.
Assim como o vermelho, o pimentão amarelo tem sabor levemente adocicado, devido ao acúmulo de carboidratos. Com sabor mais ácido, o pimentão verde é o mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas, enquanto o vermelho possui 26 e o amarelo, 27.
Além da capsaicina, o pimentão contém vitamina C, vitamina A e minerais como o cálcio, fósforo e ferro. Por conter baixíssimas calorias o pimentão pode estar incluso em dietas de emagrecimento e ainda possui propriedades que beneficiam pele, unhas e cabelos.
Além desses benefícios é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, minerais (potássio, fósforo, magnésio e cálcio), ácidos graxos insaturados e bioflavonoides, isto é, componentes que são verdadeiros antioxidantes.
vitamina C
O pimentão verde é rico em vitamina C, enquanto o amarelo e vermelho possuem uma maior quantidade de vitamina A. Mas vale lembrar que o pimentão vermelho é conhecido pela sua grande quantidade de antioxidantes, como o beta-caroteno, combatendo radicais livres e sendo uma aliada no combate ao câncer.
Quem tem pressão alta pode comer pimenta? Sim, pois a pimenta pode ajudar a reduzir a pressão alta. Um estudo chinês descobriu que a substância que torna a pimenta picante é responsável também por aumentar a produção de óxido nítrico – molécula que protege os vasos sanguíneos contra inflamação.