Conhecida popularmente como arroto, a eructação é o ato de expulsar o ar do estômago ou esôfago através da boca. Talvez muitas pessoas não saibam, mas a eructação em excesso que incomoda o paciente pode ser considerada uma doença.
O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.
O refluxo laringofaríngel (RLF) é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, que sobe e atinge a garganta (faringe e laringe). Os sintomas principais são rouquidão, dor na garganta, tosse seca, sensação de bolo parado na garganta (glóbus faríngeo), pigarro e halitose ou mau hálito.
O tratamento é feito com ansiolíticos antidepressivos e psicoterapia requer uma abordagem prolongada e não ter a solução no atendimento de pronto socorro.
Entre elas estão a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE para os íntimos, primeira causa que vem na cabeça de ampla maioria dos médicos/estudantes de medicina), hipertrofia de base de língua, rinossinusites crônicas, tumores das vias aerodigestivas superiores.
RESUMO O Globus é a sensação de corpo estranho na faringe. É um sintoma extremamente frequente contribuindo para 4% das primeiras consultas ORL. Ainda mal compreendido e frequentemente atribuído ao refluxo gastroesofágico e faringolaríngeo, não existe consenso quanto ao seu diagnóstico e tratamento.
O tratamento da DRGE/RFL se baseia em recomendações de mudanças de hábitos e estilo de vida, perda de peso, uso de medicações e, em alguns casos, cirurgia.
RFL significa Refluxo Faringo-Laríngeo , isso ocorre quando o conteúdo gástrico atinge as áreas laríngea e faríngea.
Assim, se o pigarro não melhorar após 3 dias, é importante ir ao clínico geral ou pneumologista, para identificar se existe algum problema que precise ser tratado com medicamentos específicos.
Agendar uma consulta com um otorrinolaringologista é o primeiro passo a ser dado para conhecer a razão do aparecimento do pigarro. Esse especialista irá indicar o tratamento ideal de acordo com a causa diagnosticada. Recomenda-se utilizar somente medicamento somente sob orientação médica.
A diferença básica entre a tosse produtiva e a tosse seca é que na primeira há formação de secreção nas vias respiratórias, enquanto na segunda isso não ocorre, como o próprio nome sugere (seca).
Caso seja totalmente emocional, a tosse indica um desejo inconsciente de eliminar crenças e valores que provocam conflitos internos e resolver as confusões internas que estão reprimidas. Este tipo de tosse mostra que a pessoa está explodindo por dentro.
A tosse emocional se caracteriza por ser uma tosse alta, seca e que provoca muito incômodo ao paciente. Sua principal característica, no entanto, é ser interrompida durante o sono. Além disso, quadros de infecção respiratória, depressão e estresse no trabalho são fatores de risco para o surgimento de tosse psicogênica.
Causas comuns da Tosse