EQST

Quem Foram Os Inconfidentes Mineiros E Quais Foram Suas Propostas?

Quem foram os inconfidentes mineiros e quais foram suas propostas?

No século XVIII, Richard Cantillon, John Law, David Hume e Turgot trouxeram importantes avanços analíticos para essa discussão que, ademais, resultaram numa melhor compreensão da relação entre moeda, preços e juros.

Quais eram as propostas dos inconfidentes mineiros?

Os Inconfidentes tinham uma série de propostas para a capitania de Minas Gerais como:

  • Romper com Portugal e adotar um regime republicano (a capital seria São João del Rei);
  • Criar indústrias;
  • Fundar uma universidade em Vila Rica;
  • Acabar com o monopólio comercial português;
  • Adotar o serviço militar obrigatório;

Qual eram as principais propostas dos Inconfidentes?

Inspiradas na independência dos Estados Unidos, as principais mudanças propostas pelos inconfidentes eram a instalação de uma república no Brasil, a liberação do Distrito Diamantino, o estímulo à indústria e a exploração do minério de ferro.

Quais as diferenças entre a Conjuração Baiana e a Conjuração Mineira?

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

Qual era o objetivo da Revolta dos Alfaiates?

Surgiu na Bahia, em 1798, um movimento social denominado A Revolta dos Alfaiates (Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana), que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal.

Em que se baseavam as reivindicações da Revolta dos Alfaiates?

Resposta. Resposta: A insatisfação da população com os preços altas de coisas essenciais como os alimentos, e com o domínio de Portugal sobre o Brasil. ... Queriam o fim do pacto colonial com Portugal, liberdade comercial no comercia inter e externo, revindicar o aumento de salários para soldados.

Quais as principais reivindicações da Conjuração Baiana?

Os líderes da Conjuração Baiana, um movimento revolucionário nativista e que defendia a Independência, defendiam o fim do Pacto Colonial, de modo que o Brasil deixasse de ser uma colônia de Portugal (se isto não fosse possível, ao menos que a região da Bahia se tornasse independente), a abolição da Escravidão e maiores ...