Com o corpo, a gente pode produzir diversos tipos de sons (voluntários, involuntários, intensos, sutis, graves, médios, agudos, etc) e, se listarmos os diferentes timbres que fazem parte do nosso dia-dia, além da voz usada na fala, podemos lembrar também de outros: ronco, palma, assobio, estalo de dedo, respiração, ...
A impedância acústica (Z) de um material é a resistência ou dificuldade que o material opõe à passagem do som. Matematicamente corresponde ao cociente entre a pressão sonora e o produto da velocidade do som nesse material (v) pela superfície (S) através da qual o som se propaga.
De forma simplificada, podemos entender a impedância como a resistência elétrica do sistema ou cabeamento. Sistemas de baixa impedância têm baixa resistência e a eletricidade flui com facilidade. Da mesma forma, sistemas de alta impedância têm maior resistência e dificultam a dissipação da eletricidade.
Descubra com eles sons que podemos produzir usando o corpo: palmas, voz, batidas de pé, estalos de dedos, respiração forte, estalos com a boca etc.
SÃO TODOS OS SONS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE SÃO PRODUZIDOS PELO SER HUMANO DAMOS O NOME DE SONS HUMANIZADOS, TAIS COMO O SOM PRODUZIDO PELO TRABALHAR DOS AUTOMÓVEIS, O TOCAR DE UMA CAMPAINHA, O ESTALAR DOS DEDOS E OS SONS PRODUZIDOS PELA TUA VOZ. COM A BOCA - ASSOBIOS, ESTALIDOS COM A LÍNGUA, SONS COM OS LÁBIOS...
Para esta atividade antecipe algumas canções que possam potencializar a escuta dos sons do corpo. Uma sugestão é a obra do Barbatuques, grupo brasileiro de percussão corporal. Outra opção são as músicas do grupo Trii, baseadas em percussão corporal e acompanhadas de instrumentos musicais de percussão.
A parte exterior o ouvido capta os sons e os envia para um orifício. Esse orifício conduz a um túnel que fica lá dentro do seu ouvido.
Os sons inaudíveis são aquelas frequências que estão fora da nossa faixa de som audível, não conseguimos ouvir eles. ... Um exemplo de "som inaudível" seriam algumas ondas sonoras que podem ser utilizadas para a comunicação.
Impedância: expressa em Ohms, está relacionada ao volume da música. Quanto menor a impedância maior é o volume de som, ou seja, maior a potência (esta medida em miliwatts - mW).
Para fazer a ligação em série, basta unir com um cabo/fio o positivo de um alto falante(ou bobina) com o negativo de outro alto falante (ou bobina). Entre dois alto falantes ou duas bobinas do alto falante, A impedância é somada: Alto Falante de 4 ohms + Alto Falante de 4ohms = Resultado final 8 ohms.
Em um amplificador de 1 ohm, se temos 100 volts na saída, temos 100 amperes de corrente. Em um amplificador de 0,5 ohm, se temos 100 volts na saída, temos 200 amperes de corrente. Ou seja, sempre a que a impedância for maior que 1 ohm, a corrente será mais baixa que a tensão de saída.