ou Calcinose da média ou ainda Arteriosclerose de MONCKEBERG: Conceito: Doença senil cuja característica é o endurecimento das artérias musculares (ou distribuidoras ou de pequeno e médio calibre), devido à uma calcificação da túnica média (muscular).
A placa aterosclerótica inicia sua formação quando há uma agressão ao endotélio da artéria. Essa agressão pode ocorrer por diversos fatores, tais como pressão alta, uso de cigarro e aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
A aterosclerose é a formação de placas de gordura nas artérias, que dificultam a passagem do sangue. Essas placas são conhecidas como ateromas.
Ateromas são placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos sanguíneos. Levam progressivamente a diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo e, possivelmente, ocasionando isquemias teciduais.
Chá de cavalinha Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. Adicione as folhas de cavalinha numa xícara de água fervente, tape, deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, coe e beba a seguir.
As calcificações fisiológicas intra-axiais mais comuns são as dos globos pálidos, habênulas e do cerebelo. Entretanto, quando muito exuberantes, também sugerem doença, como, exemplo, a doença de Fahr(6,7). Numerosas lesões intra-axiais neoplásicas, vasculares, infecciosas, congênitas e metabólicas podem se calcificar.