Planos de delimitação O primeiro plano rente ao dorso é chamado de plano dorsal; o que passa tangente ao ventre é chamado de plano ventral; o plano que rente a cabeça é o cranial; o que passa na cauda do animal é o plano caudal; o plano rente ao lado esquerdo, é o lateral esquerdo e o do lado direto é lateral direito.
Existem duas cavidades principais. São elas: cavidade dorsal do corpo e cavidade ventral do corpo. A primeira é formada pelos ossos do crânio, onde encontramos o encéfalo; e também pelo canal vertebral (coluna vertebral + medula espinal).
O diafragma (diaphragma = partição ou parede), uma camada muscular em forma de domo e importante músculo da respiração, divide a cavidade ventral do corpo em cavidades torácica e abdominopélvica.
a) Cavidade ventral (na frente do corpo): é formada pelas cavidades torácicas e abdominopélvica. A cavidade torácica contém: o coração, os pulmões, a traquéia, os grandes vasos e o esôfago. A cavidade abdominopélvica é separada da cavidade torácica por um músculo chamado de "diafragma".
A bexiga urinária, útero, tuba uterina e ovários (em mulheres) são considerados órgãos abdominais e pélvicos.
No tronco dos animais existem três cavidades principais: Cavidade torácica, cavidade abdominal e cavidade pélvica. Cavidades são espaços, normalmente preenchidas por vísceras.
O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular.
→ Divisão do esqueleto humano O esqueleto pode ser dividido em duas porções: porção axial e porção apendicular. Veja abaixo as características de cada uma dessas duas porções.
Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica. Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas. O esqueleto humano é uma estrutura formada por um conjunto de ossos e cartilagens, sendo essencial para a nossa sobrevivência.