Uma vez a ninhada nasça, não há nenhuma regra oficial que defina como deve ser a divisão da prole ou como funcionará a guarda dos filhotes. Fernando diz que é praxe o seguinte acordo: até quatro nascidos, um pertence ao dono do macho. Já em uma ninhada de cinco ou mais filhotes, dois ficam com o pai.
“Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de oito ou até doze filhotes”.
De acordo com a veterinária Renata Araújo, os cachorros são atraídos pelo cheiro, mas não cruzam, porque a cadela não permite. ;Depois dos nove dias, ela vai começar a aceitar a cruza.
nove dias
O que é o cio canino? O cio canino pode ser comparado com a menstruação feminina, ainda que possuam características muito distintas. Porém, são dias em que as fêmeas entram em seu ciclo sexual de reprodução. Ou seja, é durante o cio que as cadelas ficam grávidas.
Afinal, como cuidar de uma cadelinha no cio?
Dicas essenciais para ter e cuidar bem de um cachorro
Além disso, no primeiro mês de vida o cão costuma dormir bastante e, para isso, precisa contar com um ambiente calmo. Além da cama, você deve providenciar bebedouro e comedouro para cachorro. Também é fundamental pensar na alimentação canina antes mesmo que ele chegue à sua casa.
Duas opções sempre muito bem-vindas são os chás de camomila e o de valeriana. Respectivamente, um serve para situações de estresse leve a moderado; o outro, para momentos críticos, que requereriam, muitas vezes, intervenção farmacológica.
Como você deve ter percebido, brincar e cansar o pet durante o dia evita que ele tenha muita energia para gastar durante a noite. Nesse sentido, outra maneira de como fazer o cachorro dormir bem é intensificar os passeios e as brincadeiras de correr.
“Um sedativo de uso veterinário que é bastante usado é a acitromazina, que normalmente é aplicada em 60 gotas para cães de grande porte e 15 gotas para cachorros pequenos. Ele deixa o cão num estado de sonolência que facilita a viagem”, conta Camargo.
Se seu cachorro fica inquieto na hora de dormir mas ele nunca dormiu junto com você, é muito provável que ele esteja com muita energia e disposição para brincar ou passear. A solução para este caso também ajuda a solucionar o problema com a cama ou quarto – Passeios Educativos.
Uma dica simples e fácil é colocar alguns petiscos, ou até mesmo alguns grãos de ração, dentro de uma garrafa pet e fazer pequenos furos para que seu peludo seja desafiado a tirar toda recompensa da garrafa. Se a garrafa for transparente, melhor ainda! Assim ele consegue ver a recompensa, o deixando mais estimulado.
Labradores são muito carinhosos, mas também acumulam muita energia facilmente. Por isso, é recomendado que pratique exercícios físicos, como corrida e natação, e brincadeiras agitadas, para manter a tranquilidade do seu melhor amigo de quatro patas!