Círculo: para os gregos, a mais estável e perfeita das formas.
O que é casa de alvenaria? Para quem ainda não sabe o que é casa de alvenaria, vamos explicar da forma mais simples possível. Esse tipo de construção é feito com a sobreposição de tijolos, pedras ou blocos de materiais como concreto e vidro, podendo ou não ser usada também a argamassa.
Alvenaria é de responsabilidade do pedreiro que é um profissional preparado para esse tipo de trabalho e este utiliza bastante concreto, ferro, cimento, blocos estruturais ou vedação, entre outros tipos de materiais para criar as estruturas de uma casa ou edifício qualquer. Geralmente é uma etapa de rápida execução.
A base e as paredes de uma piscina de alvenaria são feitas de concreto. Na fundação costuma-se fazer um radier e uma viga de fechamento, onde é amarrada a armadura das paredes. As laterais da piscina de alvenaria são feitas com bloco estrutural, armados em seu interior e preenchidos com concreto.
Com o uso da alvenaria estrutural os requadros entre estrutura e vedações são, praticamente, eliminados, conduzindo a uma maior produtividade e menores custos na execução dos revestimentos internos. No concreto armado, as restrições de vãos e da altura da edificação são menores do que na alvenaria estrutural.
A alvenaria estrutural apresenta execução mais rápida que a alvenaria convencional, uma vez que a estrutura e a vedação são realizadas por meio de um único processo e elemento — a execução das paredes. Já na alvenaria convencional, em primeiro lugar é realizada a estrutura e depois as paredes.
A alvenaria de vedação é projetada para resistir basicamente a seu próprio peso. Já a alvenaria estrutural vai além, devendo resistir a outras cargas e ações. Os dois sistemas, no entanto, podem utilizar blocos de concreto ou cerâmicos.
A receita básica da alvenaria estrutural leva blocos cerâmicos ou de concreto, argamassa de assentamento, graute e armaduras. Esse sistema construtivo que parece simples e exige projeto cuidadoso, deve obedecer às normas técnicas em vigor, além de carregar ótimo custo-benefício, proporcionando uma obra mais limpa.
Ao iniciar as fiadas, estique uma linha entre os primeiros tijolos de cada extremidade. Após garantir que a linha esteja bem esticada, inicie o assentamento dos demais tijolos, sempre respeitando os limites da linha, assim você garantirá um alinhamento perfeito.
Precisa ter fixação para firmar a parede. À Nao ser que você amarre as duas laterais da parede que irá erguer à outras paredes de cada lado. Então abra a parede, coloque feragem e amarre a nova parede às duas paredes. Mas pelo menos o azulejo é importante retirar e deixar no contrapiso para aderir a massa.
Confira as etapas a seguir:
Re: Assentar azulejo diretamente no bloco cerâmico Depende. Lançar direto com qualquer argamassa vai descolar todo. O correto é utilizar argamassa piso sobre piso.