estão orbitando o Sol. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O Sol é composto principalmente pelos elementos hidrogênio e hélio, mas também possui outros elementos como o ferro, níquel, oxigênio, silício, etc.
O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.
O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio. ... Isso durará mais 1 bilhão de anos e será um inferno, pois a queima do hélio gera mais energia e calor que a do hidrogênio.
Toda a sua atmosfera será carregada pelo "vento eletromagnético" da estrela, restando apenas o núcleo rochoso. Como não terá mais Hidrogênio para iniciar o processo de fusão nuclear, este corpo será caracterizado como um planeta.
Quando o sol está se pondo, a luz atravessa uma quantidade muito maior de atmosfera antes de alcançar os nossos olhos. As cores com comprimentos de onda maiores, como o vermelho e o laranja, são as últimas a serem difundidas, sendo visíveis mesmo depois de atravessarem essa quantidade maior de atmosfera.
Muitos acreditam que essa cor é originada pelo reflexo da água do mar na atmosfera terrestre, porém, a explicação é outra: a cor do céu é resultado de um fenômeno físico denominado espalhamento da luz, que ocorre quando a luz branca do sol atinge os átomos da atmosfera e espalha-se em várias direções.