Para executar o comando DISM no Windows 8 e 10, abra um Prompt de Comando com privilégios administrativos. Digite o seguinte comando e pressione Enter para que o DISM verifique se o armazenamento de componentes do Windows está corrompido e corrija automaticamente os problemas encontrados.
O comando Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth é quem vai fazer esse trabalho. O argumento /RestoreHealth irá verificar quais os ficheiros que estão corrompidos e substituí-los por versões em bom estado.
A ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação (DISM) é um programa executável de linha de comando no nível de administrador disponível no Windows, que pode ser usado para reparar sua imagem do Windows ou para modificar mídias de instalação do Windows.
O comando sfc /scannow verificará todos os arquivos protegidos do sistema, substituindo os arquivos corrompidos por uma cópia em cache que está localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache. O espaço reservado %WinDir% representa a pasta do sistema operacional Windows.
Os comandos chkdsk /f e chkdsk /r serve para reparar o Windows. chkdsk /r -> Localiza setores defeituosos no disco rígido e tenta repará-los. chkdsk /f -> Corrige os erros do disco. Para executar esses comandos, digite no executar > chkdsk /f/r tecle [Enter], pressione [S] e novamente pressione [Enter].
Para reparar erros sem examinar o disco em busca de setores defeituosos, no prompt de comando, digite chkdsk volume: /fe, em seguida, pressione < Enter >. Para reparar erros, setores defeituosos e informações legíveis, no prompt de comando, digite chkdsk volume: /re, em seguida, pressione < Enter >.
Para executar CHKDSK:
Selecione "Ação" , na parte superior da janela. Escolha " Criar Tarefa Básica " do menu , que abre um assistente em uma nova caixa de diálogo . Digite " Chkdsk Agendamento " no campo intitulado " Nome". Digite uma descrição opcional abaixo do nome.
Clique no “botão Iniciar” e no menu escolha “Computador”. Na nova janela, clique com o botão direito do mouse no disco com problema, no menu suspenso escolha “Propriedades”. Clique na aba “Ferramentas”, no 1º item “Verificação de erros” clique em “Verificar Agora”.
Popup com mensagem “O Windows detectou um problema no disco rígido”
Coloque a sua placa nova, tendo cuidado para deixá-la firme no seu disco e então coloque novamente os parafusos. Reconecte o disco ao computador e então ligue-o novamente. Se funcionar, parabéns! É uma boa idéia fazer o backup dos seus dados a esta altura, mas o disco já pode funcionar normalmente.
Parte 1 - Como Reparar HD ou HD Externo Corrompido?
Windows pede para formatar a unidade
Como reparar um HD com arquivos corrompidos
Se o Verificador de arquivos do sistema não conseguiu corrigir um ou mais arquivos, você precisa levar em conta a restauração do sistema ou uma instalação limpa do Windows. Antes de começar, faça backup dos dados sem inicializar no Windows. Você pode ter certeza de que seus dados estão seguros.
Se você possui mais de um disco rígido no computador, um com o sistema operacional e outro com dados, o Redo também pode recuperar o HD quando um deles apenas está danificado. ... Após baixar e gravar o Redo Backup and Recovery em um CD, reinicie o computador com ele no drive.
Do lado direito aparecem os dados (diretórios e arquivos) e do lado esquerdo as unidades. Clique em cada unidade (do lado esquerdo) para que ela seja montada e verifique se uma delas contém os dados que deseja recuperar, e então basta usar o velho CTRL + C e CTRL + V e copiar para outro disco ou pendrive.
A recuperação de um disco seriamente danificado pode custar mais de R$ 15 mil, mas os casos mais simples podem ser recuperados com preços que giram em torno de R$ 400. Há, também, usuários que não querem que seus dados sejam recuperados, como por exemplo quando um HD será jogado no lixo ou revendido.
No Windows, você vai precisar acessar “Backup e Restauração”.
Como acessar a pasta Lixeira no disco rígido externo?
Encontrar a Lixeira
Conecte seu HD externo, pendrive ou unidade alternativa de armazenamento externo ao seu computador e então abra EaseUS Data Recovery Wizard. Em seguida, selecione os tipos de arquivos que devem ser recuperados. Clique em “Todos os tipos de arquivos” para marcar todas as opções ou selecione cada uma delas manualmente.
Felizmente, nem tudo está perdido caso algum arquivo foi apagado ou corrompido. Há alguns ótimos programas que recuperam esses dados, como o EaseUS Data Recovery Wizard, que é gratuito e disponível para Windows e Mac. Neste tutorial, ensinamos a usar o software para restaurar arquivos corrompidos de um HD externo.
Top 7 Ferramentas de Recuperação de Dados
Veja uma lista de programas para o HD e faça-o voltar a funcionar!