A policromia pode ser obtida através da combinação das três cores primárias (amarelo; azul; vermelho) a mistura dessas cores pode formar novas e o preto e o branco fazem novas tonalidades, mas basicamente um trabalho policromatico é um trabalho com muitas cores.
É a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmo trabalho. POLI + CROMIA = MUITAS CORES Em artes gráficas, a policromia é obtida através da combinação das três cores primárias (amarelo; cian; magenta) mais o preto para realçar os contrastes.
As cores quentes são vermelho, laranja e amarelo. As cores frias são o verde, azul e roxo. Explicação: Basicamente você poderia fazer essa divisão, mas dentro do vermelho tem como ele ficar mais quente ou mais frio.
No total, são 12 cores. Três primárias, três secundárias e seis terciárias. Observando o círculo, podemos ver quais são cores complementares: O azul (primária), laranja (secundária), vermelho (primária), verde (secundária), amarelo (primária) e roxo (secundária).
As cores neutras são formadas basicamente pelo preto, branco e cinza.
As cores neutras são formadas basicamente pelo preto, branco e cinza e ainda, todas as possíveis tonalidades (claras e escuras) e intensidades (fracas e fortes) que formam, donde as mais comuns são o bege e o marrom.
Cores que demonstram pouca intensidade Diferente das cores quentes e cores frias, elas não transmitem nenhum tipo de sensação. Além dessas, outros subtons podem ser obtidos através da mistura entre o branco e o preto, como o marrom e o bege, e formar uma cor neutra.
Chamamos de cores neutras coloridas todas as cores neutras diferentes de preto e branco, ou seja: Azul marinho, Bege (creme, off white), Caramelo, Cinza, Marrom, Mostarda, Verde Militar e Vinho.
Ao contrário do nude o cinza é frio, harmonizando bem com pink, amarelo e azul royal. Com cores mais quentes como laranja e vermelho o cinza faz o efeito de “quebra” que citei acima e arremata com muita elegância todas as composições que faz.
Cores como branco, azul, verde, rosa e cinza são as mais indicadas para o ambiente do quarto porque ajudam a levar ao relaxamento e há quem diga que elas ajudam a proporcionar uma noite de sono mais tranquila e revigorante.
Para escolher uma cor adequada para o seu cômodo, é necessário pensar primeiro o que você gostaria de transmitir. Se a intenção é oferecer tranquilidade, aposte em cores off-white e no azul. Se o recinto será um ótimo local para relaxar e a ideia é trazer frescor a ele, escolha o verde.
Uma boa regra é pintar a parede de destaque da mesma cor que as outras paredes, mas dois tons mais escuros. Se não quiser ser arrojado com a escolha da cor, essa regra costuma ser infalível. Você não precisa fazer isso. Uma parede de destaque mais clara num cômodo escuro também pode funcionar, mas é mais arriscado.
Cores para apostar em quartos pequenos. Um toque de azul turquesa pode ficar ótimo em um ambiente com boa iluminação natural. Na foto a cor conferiu um certo ar de modernidade para o espaço de atmosfera tradicional.