A curetagem, na dermatologia, é uma técnica específica de remoção de tecido utilizando-se um instrumento não cortante, a cureta.
Curetagem. A curetagem consiste na remoção das lesões do molusco através da raspagem com um instrumento chamado cureta. Dor e sangramento das lesões tornam essa técnica mais difícil nas crianças.
Trata-se de procedimento cirúrgico realizado para o tratamento de pequenas lesões tumorais da pele, tais como verrugas virais, siringomas, ceratoses seborreicas, entre outras. A eletrocoagulação de lesões cutâneas consiste na destruição das lesões com o uso do aparelho de eletrocoagulação.
Ferimentos na pele: o que fazer para não se infeccionar
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Os pedaços de pele (sobretudo se estiverem sujos) devem ser cortados usando-se tesouras esterilizadas. Uma vez que o ferimento esteja limpo, pare a hemorragia aplicando pressão com gazes esterilizadas por 10 minutos em seguida aplique pomada antibiótica e cubra com um curativo.
Essa inflamação é um processo normal que atrai as células de defesa, as quais estimulam a formação de novos vasos sanguíneos para levar nutrientes e oxigênio até a lesão....A alimentação durante a cicatrização