EQST

Quais Foram As Principais Ideias E Obras De Karl Marx?

Quais foram as principais ideias e obras de Karl Marx?

O socialismo científico está entre as principais ideias de Karl Marx e é ele que leva ao comunismo. Resumidamente, é uma doutrina com orientações práticas para se instaurar a REVOLUÇÃO com a finalidade de se alcançar uma sociedade igualitária. No comunismo a religião, o Estado e o capitalismo são formas de alienação.

O que caracteriza o pensamento marxista?

O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.

O que é alienação religiosa e qual é a função da alienação social dentro do que Marx chamou de ilusão social?

faz com que todo e qualquer individuo permaneça no habito de aceitar qualquer coisa que a ele é falado sem o poder de criticar e procurar respostas, ou seja esse individuo aceita tudo o que lhe é imposto sem procurar ter sua própria posição.

O que é alienação em geral?

Separação ou dissociação dos seres humanos de algum aspecto essencial de sua natureza ou da sociedade, muitas vezes resultando em sentimentos de impotência e desamparo.

O que a sociologia tem a ver com a religião?

Sociologia da religião busca explicar empiricamente as relações mútuas entre religião e sociedade. Os estudos fundamentam-se na dimensão social da religião e na dimensão religiosa da sociedade.

Como a religião contribui para a sociedade?

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

O que fala a sociologia sobre os rituais religiosos?

É a noção de sagrado que transforma o “mundo” em “cosmos: espaço ordenado”. Por meio de seus rituais os homens afastam o “caos” e criam seu “ponto fixo” de onde passam a interpretar toda a paisagem. Os rituais religiosos atualizam o sentido do mito e “presentificam” toda a força de sua hierofania original: “(...)

Qual a concepção de Émile Durkheim sobre a religião?

Assim, de modo particular, Durkheim concebe religião como: [...] um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a elas aderem.

Qual é a importância da análise da religião pela sociologia?

Religião - O papel que as crenças religiosas desempenham na vida social. O estudo da religião é tema constitutivo e fundador da sociologia. Tanto Karl Marx, como Émile Durkheim e Max Weber se interessaram pela elaboração de teorias visando compreender aspectos da vida religiosa e sua influência na sociedade.