O colo do útero tem forma cilíndrica, com comprimento variável entre 2,5 e 3 cm. Em sua extremidade superior continua com o corpo do útero. A extremidade inferior, cônica, termina fazendo protrusão na porção superior da vagina (porção vaginal do colo).
O exame de toque na gravidez tem como objetivo avaliar a evolução da gravidez e verificar se há risco de parto prematuro, quando realizado a partir da 34ª semana de gestação, ou para verificar a dilatação do colo do útero durante o trabalho de parto.
Toque Vaginal: Exame realizado para analisar principalmente a vagina, o colo e o corpo do útero. O médico ginecologista introduz dois dedos na vagina e, ao mesmo tempo, coloca a outra mão sob o abdômen.
Exame papanicolau detecta quais doenças?
Também pode ser identificado pelo exame doenças, como: inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV). Caso seja identificada lesões, biópsias podem ser realizadas durante o exame.
Ultrassom transvaginal: uma sonda é usada para detectar doenças ginecológicas como cistos nos ovários, miomas, endometriose ou tumores.
O objetivo ao realizar o ultrassom pélvico é avaliar o sistema reprodutor, como útero, endométrio e ovários, sendo importante para: detectar doenças; acompanhar a gravidez; controlar a ovulação em mulheres que desejam engravidar ou realizam tratamentos de infertilidade.
Antes de sabermos qual a diferença entre preventivo e transvaginal é preciso compreender que o exame preventivo, conhecido também como Papanicolau, e a ultrassonografia transvaginal são exames completamente distintos. Eles são realizados de maneira diferentes e com resultados também diferentes.
Principais exames preventivos para homens
5 exames de rotina que todo mundo deve fazer
O ideal é que o check-up seja feito, pelo menos, uma vez ao ano.
Veja quais são os 10 principais exames que você deve realizar no seu check-up: