As vias biliares são constituídas pelos ductos hepáticos direito e esquerdo, o ducto hepático comum, o ducto cístico e o colédoco, sendo que este último é o mais longo, passa por dentro do pâncreas, na maioria das pessoas, e conecta-se ao ducto pancreático, também chamado de ducto de Wirsung, e desemboca do duodeno, ...
A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecido com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.
O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.
A colecistite consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução do duto cístico provocada por um cálculo. Normalmente, as pessoas sentem dor abdominal, febre e náuseas. A ultrassonografia geralmente pode detectar sinais de inflamação na vesícula biliar.
Remédios caseiros para pedra na vesícula
Então, para evitar essa doença, uma boa dica é investir em alimentos que limpam e contribuem para a saúde do fígado. Dentre os principais alimentos, estão: tomate, repolho, espinafre, alho, frutas cítricas, abacate e cenoura.